Recursos Complementares

IFFluminense conquista 12 milhões em recursos complementares

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/11/2016 16h17, última modificação 17/11/2016 17h31
A recém-criada Diretoria de Relações Institucionais já garantiu 14 emendas parlamentares que viabilizarão obras de expansão e reestruturação dos campi. O valor representa 10% do total do orçamento do Instituto.
IFFLUMINENSE CONQUISTA RECURSOS COMPLEMENTARES PARA GARANTIR CONSOLIDAÇÃO DE SEUS CAMPI

Valores das emendas parlamentares distribuídas por campus

O Instituto Federal Fluminense está buscando caminhos, mesmo diante das dificuldades, para cumprir a meta de expansão e consolidação de seus campi. Num período de escassez de recursos e de debates políticos, o diretor de Relações Institucionais do Instituto Federal Fluminense, Fernando Ferrara, tem se reunido constantemente com parlamentares para apresentar a missão institucional, a importância e o compromisso dos institutos federais com a educação pública, gratuita e de qualidade, com o objetivo de captar recursos complementares, através das emendas parlamentares.

Desde maio, ocasião em que o reitor do IFFluminense, Jefferson Azevedo, criou a nova diretoria, já foram aprovadas 14 emendas, totalizando R$6.607.537,00, beneficiando o instituto e seus campi. "As emendas são de parlamentares que entenderam a missão do instituto e decidiram ajudar os campi de suas regiões. Este valor arrecadado representa cerca de 10% do orçamento anual e será aplicado nas obras de expansão, reestruturação dos campi e em ações sistêmicas, como Arte e Cultura, por exemplo", contou Fernando.

Os campi contemplados estão localizados nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos, Itaperuna, Maricá, Quissamã e Santo Antônio de Pádua. "Esses campi necessitam de melhorias na infraestrutura e esses investimentos são de extrema importância para o pleno atendimento aos estudantes em um ambiente apropriado,  com laboratórios equipados e todo material das diversas áreas do conhecimento necessários", explicou o diretor.

Ao mesmo tempo, a Pró-reitoria de Administração conseguiu uma complementação de recursos, liberados pela Setec/MEC, na ordem de R$ 5.566.068,40, que complementarão os investimentos para a expansão e reestruturação do IFFluminense. "A Setec seguiu como critério de distribuição desse recurso, a finalização de obras em andamento e a retomada de obras paralisadas. Com esse recurso complementar, conseguiremos concluir vários projetos como o prédio de laboratórios e o prédio de licenciaturas do Campus Guarus; a base da Reitoria, na avenida Arthur Bernardes; o alojamento feminino, o bloco de laboratórios e a padaria de Bom Jesus; o restaurante estudantil de Itaperuna; e a conclusão do Bloco G do Campus Centro.", relatou o pró-reitor de Administração, Guilherme Batista.

"Essas ações dos nossos gestores não são coisas naturais, elas demonstram a capacidade de gestão e um amadurecimento institucional, não só de conseguir os recursos, mas de dar visibilidade e do compromisso com a importância e a missão dos institutos federais no país", comemora o reitor Jefferson Azevedo.

Comunicação Social da Reitoria