Notícias

Meio Ambiente

IFFluminense participa do VII Passeio Ecológico de Canoagem dos rios Pomba e Paraíba do Sul

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/11/2016 11h42, última modificação 09/11/2016 12h33
O evento visa ressaltar a beleza das regiões Norte e Noroeste Fluminense, seu ecossistema e a importância da preservação dos rios.
IFFluminense participa do VII Passeio Ecológico de Canoagem dos rios Pomba e Paraíba do Sul

Foto: Divulgação

 O IFFluminense marcará presença no VII Passeio Ecológico de Canoagem dos rios Pomba e Paraíba do Sul, que será realizado de 12 a 15 de novembro. Durante quatro dias, serão percorridos 160 Km, saindo do município de Santo Antônio de Pádua até a foz do rio Paraíba do Sul, em Atafona – São João da Barra.

 O evento, criado há seis anos por um grupo de amigos amantes do esporte aliado à natureza, tem como principal objetivo ressaltar a beleza das regiões Norte e Noroeste Fluminense, o seu ecossistema e mostrar à população a importância da preservação, as consequências do mau uso das águas dos rios e os prejuízos causados pelo despejo indevido de resíduos em seus leitos.

 A campanha do Passeio Ecológico de Canoagem deste ano visa minimizar os impactos causados pelo óleo de cozinha descartado de forma irregular, em sua maioria, no leito dos rios. “Convidamos a população e os participantes do evento para que tragam o óleo de cozinha usado em recipientes descartáveis. Todo o óleo arrecadado será vendido com o propósito de arrecadar renda para comprar ração para doação a cuidadores de animais abandonados”, afirma Miguel Mulin, um dos fundadores e organizadores do Passeio Ecológico.

 O IFFluminense participará do evento com uma equipe formada pelo pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Oliveira; pelo engenheiro químico do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, Arthur Travalloni; o servidor Welliton Rangel; e o bolsista de Extensão Gabriel Menezes.

 A ideia, ao longo do Passeio Ecológico, é avaliar as condições ambientais dos rios com relação à ocupação de suas margens – mata ciliar, despejos de resíduos, entre outros –, além da avaliação da qualidade de água com uma sonda multiparamétrica do Polo de Inovação, que usaremos para determinar alguns indicadores, como o pH, turbidez, salinidade e outros”, destaca Vicente, acrescentando que, após a realização do passeio, pretende divulgar os resultados obtidos em palestras, participações em eventos e publicações.

 

Comunicação Social da Reitoria com informações dos organizadores