IFFluminense promove I Encontro de Surdos e Intérpretes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/09/2016 12h15, última modificação 26/09/2016 11h24
A coordenação de Políticas Estudantis do Instituto Federal Fluminense promoveu, na última sexta-feira, 23 de setembro, o I Encontro de Surdos e Intérpretes. Servidores e estudantes de diversos campi participam.
Público Presente

O evento ocorreu no Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, em Campos-RJ, e tem por objetivo compartilhar o trabalho que vem sendo desenvolvido nos campi do IFFluminense para incluir pessoas surdas e conhecer as necessidades apontadas pelos próprios deficientes. Participam do evento estudantes e intérpretes dos Campi Centro, Macaé, Quissamã, Cabo Frio; dos Campi Avançados Maricá e Cambuci; e da Reitoria.

Durante a abertura do evento, na parte da manhã, o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, destacou a iniciativa da Coordenação de Políticas Estudantis de promover o debate. “Fiquei muito impressionado com a iniciativa. Ela mostra nossa preocupação em cuidar de cada pessoa de acordo com suas potencialidades. Sabemos que o caminho da inclusão é muito novo, por isso ainda passamos por muitas dificuldades, mas reafirmo nosso compromisso de avançar”, afirma.

Os estudantes com deficiência também compartilharam um pouco das dificuldades encontradas como alunos da instituição. Milena Schuab, que cursa Técnico em Meio Ambiente no Campus Macaé, ressaltou que aluno surdo ainda é visto como menos capaz que os outros por alguns professores. “Apesar dessas situações, consigo me relacionar bem com meus colegas e gosto de fazer parte do meu campus”, explica.

A programação seguiu no período da tarde com rodas de conversa, palestra e atividade cultural.

Comunicação Social da Reitoria

registrado em: , ,