Notícias

Permanência e Êxito

IFFluminense promove I Jornada Intercampi de Permanência e Êxito

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/11/2016 11h04, última modificação 05/12/2016 14h12
O evento, realizado em parceria com a Uenf, visa à criação de um programa e à promoção de micropolíticas públicas de permanência e êxito dos estudantes nas duas instituições.
IFFluminense promove I Jornada Intercampi de Permanência e Êxito

 O Instituto Federal Fluminense, em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), por meio do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência da Educação (Nucleape), promove, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, a I Jornada Intercampi sbre Permanência e Êxito dos Estudantes do IFFluminense.

 A programação do evento começou na manhã desta quarta-feira, dia 30 de novembro, no Centro de Convenções da Uenf, com a realização do IV Colóquio sobre o “Diagnóstico da Qualidade do Ensino do Proeja” dos campi Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã. Os servidores dos campi, por meio de diálogos criativos, iniciaram a construção da base do Programa de Permanência e Êxito da Educação no IFFluminense e assinaram um termo intitulado "Acordos e Compromissos", com ações que serão executadas ao longo de um ano e apresentadas na II Jornada Intercampi de Permanência e Êxito do Instituto. Veja a programação AQUI

 A programação do evento segue, na parte da tarde, com as seguintes palestras formativas e metodológicas: “Redes colaborativas na pesquisa sobre educação profissional e evasão escolar”, com o pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Carlos Eduardo da Silva; “Entrevista de acolhimento: fator de permanência e êxito no curso de mecatrônica do IFSC”, com a técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Sandra Lopes Guimarães; e “Os sentidos da permanência na educação: o caso do IFFluminense”, que será ministrada pelo pesquisador da Uenf Gerson Tavares do Carmo. 

 Acesse a programação das palestras AQUI

 A I Jornada Intercampi será encerrada nesta quinta-feira, dia 01 de dezembro, das 9h às 12h, no Centro de Referência do IFFluminense, com o I Encontro de Articulação Institucional sobre Permanência e Êxito na Educação, com o tema “Diálogos, Acordos e Compromissos”. O encontro visa articular o Instituto, a UENF e os representantes das instituições convidadas, IFSC e UFMG, a fim de elaborar um evento nacional sobre permanência e êxito com as instituições participantes do evento. Acesse AQUI a programação. 

  

Comunicação Social da Reitoria