Esporte

IFFluminense segue para o JIF Nacional com expectativa de conquistar o tetracampeonato

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/10/2016 23h20, última modificação 04/10/2016 11h33
Equipes de voleibol, natação e basquete do IFFluminense participam da Etapa Nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIF Nacional), que acontece de 04 a 09 de outubro, em Brasília-DF.

A dupla Júlia e Laura estreia na competição.

A sexta edição dos Jogos das Instituições Federais (JIF Nacional), maior evento esportivo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, reunirá cerca de 1500 alunos e servidores dos diversos Institutos das cinco regiões brasileiras durante o período de 04 a 09 de outubro de 2016, em Brasília-DF. O evento deste ano é sediado pelo IF Brasília e contará com a disputa de onze modalidades esportivas, além de atividades culturais como forma de interação entre os atletas.

Do IFFluminense, participam 33 pessoas entre alunos e servidores. O grupo viajou na tarde desta segunda-feira, 03 de outubro de 2016, em ônibus fretado. Na delegação, Júlia Quintanilha, de 15 anos, da dupla estreante do vôlei de praia do Campus Cabo Frio. “Já está sendo uma experiência incrível para mim por ser meu primeiro nacional e eu desejo muitas outras competições”, comemora a atleta que também irá jogar na equipe de vôlei de quadra do Campus Centro.

As equipes participantes do JIF Nacional são aquelas que conquistaram título durante o JIF Regional, em setembro, em Guarapari-ES. São elas:

Voleibol Feminino – prof. Wellington Venâncio - Campus Campos Centro

Vôlei de Praia Masculino – prof. Edison Marcos - Campus Campos Centro

Vôlei de Praia Feminino - prof. Marcelo Delatoura - Campus Cabo Frio

Natação Feminina – prof. Jacy Moreira - Campus Campos Centro

Basquete Feminino – prof. Ricardo Gomes Reis – Campus Campos Centro

De acordo com o coordenador de Políticas Esportivas do IFFluminense, Carlos Augusto Sanguedo Boynard, a expectativa em torno dos resultados a serem alcançados é a melhor possível. “Assim como das outras vezes, os alunos se prepararam muito. É a competição mais importante do ano e que a gente trabalha durante todo o período letivo. Nossa maior expectativa é da conquista do tetracampeonato no vôlei de praia masculino, no voleibol feminino e no basquetebol feminino, além da natação feminina”, ressalta.

Veteranas na competição, Tamara Sarmet, 17 anos, e Yasmin Riscado, 18 anos, irão em busca do quarto título. “Entrar no vôlei do IFF foi uma experiência muito boa porque essas viagens vão muito além do esporte. A gente conhece outras pessoas, outras formas de viver e de jogar. É um gostinho de viagem profissional e, mesmo que a gente siga outros rumos, é uma experiência muito boa e, sem dúvida, vale a pena. Está todo mundo muito animado, seja para rever experiências ou viver novas. Isso é muito bom para a gente como indivíduo e como time também”, destaca Tamara. “Eu espero fazer o meu melhor e levar este título de novo. Estou muito feliz por representar o voleibol da minha cidade”, acrescenta Yasmin.

O professor Edison Marcos, que integra a delegação, destaca que a participação dos estudantes no JIF Nacional é importante, pois possibilita “um desenvolvimento social, educacional e esportivo mais amplo, oportunizando a eles conhecer novas culturas, novas pessoas e participar de forma competitiva e educativa”, avalia.

A abertura oficial do evento será no dia 04 de outubro, às 19h, no Ginásio de Esportes do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB). A cerimônia contará com o desfile das delegações, presença de autoridades e apresentações culturais, como a banda de percussão formada só por mulheres, Batalá, e a Banda do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. O reitor do IFFluminense, Jefferson Azevedo, e o diretor-geral do Campus Centro, Carlos Alberto Fernandes, estarão presentes.

Acompanhe todas as notícias sobre os jogos AQUI.

Comunicação Social da Reitoria