II Sessão Oral abre programação do terceiro dia do VIII Confict

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/07/2016 14h09, última modificação 07/07/2016 16h52
Estudantes do IFFluminense apresentam trabalhos científicos, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.
Sessão de apresentação oral de  trabalhos do VIII Confict.jpg

O aluno do campus Macaé, Ary Neto, apresenta trabalho sobre geração de resíduos sólidos

A programação do terceiro e último dia do VIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica (Confict), realizado em parceria pela Uenf, UFF e IFFluminense, contou, na manhã desta quinta-feira, dia 07 de julho, com apresentação oral de trabalhos científicos, seguida de palestra sobre “Sistemas Meteorológicos Extremos”, ministrada pela professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Maria Gertudres Justi.

Dentre as apresentações orais realizadas, estão dois trabalhos do campus Campos Guarus, orientados pelo professor Gustavo Lopes, que fazem parte de projeto do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi): “A relação da raça/cor na hierarquia de trabalho dos servidores públicos do IFFluminense”, apresentado pela aluna do Bacharelado em Engenharia Ambiental, Letícia Azevedo, e “Democratização da educação profissional a partir das Políticas de Cotas”, apresentado pela aluna do mesmo curso, Camille Azeredo.

De acordo com Camille, a pesquisa, realizada inicialmente com alunos do 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente e Eletrônica do campus Campos Guarus, “pretende analisar o perfil social dos estudantes, com a porcentagem de cotistas e não cotistas, o índice de evasão e desempenho dos cotistas e suas possíveis causas”.

O aluno do curso de Engenharia de Automação do campus Macaé, Ary Gomes Neto, orientado pelo professor José Augusto Ferreira, apresentou um estudo de viabilidade para implementação de um Centro Didático-Pedagógico para triagem de resíduos sólidos no município de Macaé. “O aumento da geração de resíduos sólidos é um dos problemas centrais da atualidade. São materiais, como papelão, vidro e metal, que podem ser reutilizados, diminuindo a degradação ambiental”, explica o aluno.

A programação do VIII Confict prossegue na tarde desta quinta-feira, dia 07 de julho, com minicursos, mesa-redonda. A cerimônia de premiação e encerramento do Congresso será realizada às 17h30min.

Comunicação Social da Reitoria