Notícias

Processos Seletivos

Inscrições para Ingresso, Reingresso e Transferências

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/04/2017 14h01, última modificação 03/04/2017 14h58
IFFluminense divulga editais com vagas para Ingresso de Portadores de Diploma, Reingresso de Alunos Evadidos e Transferências Interna e Externa. Inscrições de 03 a 07 de abril de 2017.
Inscrições para Ingresso, Reingresso e Transferências

 Ao todo, são ofertadas 1.337 vagas, distribuídas entre os campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã. As inscrições deverão ser realizadas de 03 a 07 de abril de 2017, das 14 às 19h, nos campi ofertantes de vagas, mediante apresentação da documentação exigida nos editais. 

 Os candidatos deverão estar atentos aos editais, que são voltados para públicos específicos: o Ingresso de Portadores de Diploma é para pessoas que já tenham curso de graduação e desejam fazer outro curso, no IFFluminense; o Reingresso é para estudantes em situação de “evasão” em Cursos Técnicos ou de Graduação no Instituto, que queiram retomar seus estudos; a Transferência Interna é para estudantes regularmente matriculados no IFF que queiram mudar de curso ou campus; a Transferência Externa é voltada para estudantes que fazem curso de graduação em outra instituição e têm interesse em ingressar no IFFluminense. 

Ingresso de Portadores de Diploma 

 O Processo Seletivo destina-se a candidatos Portadores de Diploma de Curso de Graduação, cursados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e que tenham interesse em ingressar nos Cursos de Graduação do IFFluminense, no 1.º semestre de 2017. 

 São ofertadas 79 vagas em cursos dos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição, comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 65,00, por meio de GRU Simples. 

 Todas as informações estão disponíveis no Edital nº 51/2017. 

Reingresso em Cursos de Graduação 

 O Processo Seletivo é destinado a estudantes em situação de “evasão” nos Cursos de Graduação do IFFluminense. 

 São ofertadas 150 vagas, no 1.º Semestre de 2017, nos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. 

 O reingresso de estudantes em situação de “evasão" se dará a partir do 2.º período e estará condicionado à existência de vagas nos Cursos de Graduação do IFF, para o período no qual o candidato se enquadrar, após análise de aproveitamento de estudos por parte da Coordenação do Curso ou Diretoria de Ensino. 

 Todas as informações estão disponíveis no Edital nº 52/2017.

Reingresso em Cursos Técnicos de Nível Médio 

 Este Processo Seletivo destina-se a estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio do IFFluminense em situação de “evasão”, há no máximo cinco anos, que queiram reabrir sua matrícula. 

 Estão sendo ofertadas 548 vagas para os Cursos Técnicos Integrados, Concomitantes e Subsequentes de Nível Médio, no 1.º Semestre de 2017, distribuídas entre os campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã. 

 O reingresso de estudantes em situação de “evasão” está condicionado à existência de vagas nos Cursos Técnicos de Nível Médio do IFFluminense, para o módulo/série no qual o candidato se enquadrar, após análise de aproveitamento de estudos por parte da Coordenação do Curso ou Diretoria de Ensino. 

 As informações estão disponíveis no Edital nº 53/2017. 

Transferência Externa 

 O Processo Seletivo de Transferência Externa 20171º Semestre destina-se a estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2017, em Cursos de Graduação de outras instituições de Ensino Superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham interesse em transferência para Cursos de Graduação do IFFluminense. 

 São ofertadas 319 vagas, distribuídas entre os cursos de graduação dos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. 

 Para este processo seletivo, o candidato deverá apresentar, no ato de inscrição, comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 65,00, por meio de GRU Simples. 

 Todas as informações estão disponíveis no Edital nº 54/2017. 

Transferência Interna 

 A seleção para Transferência Interna 20171.º Semestre é destinada aos estudantes de Cursos de Graduação do IFFluminense, que tenham interesse em transferência entre cursos ou transferência entre os campi do Instituto. 

 São oferecidas 241 vagas para transferência de curso nos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé, conforme o Edital nº 56/2017