Manifestação Pública

Nota de Apoio ao reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/02/2017 14h58, última modificação 07/02/2017 15h00
Dirigentes das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro apoiam publicamente o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Roberto Leher.
Nota de Apoio

NOTA DE APOIO

Os dirigentes das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro vêm a público se solidarizar com o Magcº Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prof. Dr. Roberto Leher, e da mesma forma com relação à presidente do seu Centro Acadêmico de Engenharia, Thais Rachel George Zacharia, na medida em que ambos estão sendo processados pelo MPF sob a alegação de apoio à manifestação contrária ao impeachment, com convocação através da mídia institucional.

Entendemos que a Universidade é espaço plural e de debates por excelência, que comporta discussões e opiniões críticas, bem como tem o dever de fomentar o debate sobre todos os temas, inclusive dando voz às opiniões divergentes e minoritárias, na busca por melhorar nossa compreensão da realidade.

Para além do Reitor ou da estudante, também o cidadão deve ter garantido o direito de usufruir da liberdade de expressão que caracteriza os regimes democráticos e de direito. Tergiversar sobre esse direito fundamental é atentar contra a própria democracia.

Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2017

Ana Maria Dantas Soares – Reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Oscar Halac – Reitor do Colégio Pedro II

Carlos Henrique Figueiredo Alves – Diretor-geral do CEFET RJ