Notícias

Nota Oficial

IFFluminense divulga nota oficial sobre manifestação de estudantes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/12/2016 17h04, última modificação 09/12/2016 17h04
Instituto Federal Fluminense divulga nota oficial sobre manifestação do movimento Ocupa IFF, realizada nesta sexta-feira, dia 09 de dezembro, no Campus Campos Centro.
IFFluminense divulga nota oficial sobre manifestação de estudantes

 O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) vem a público informar que parte dos estudantes do Campus Campos Centro deliberou por uma manifestação no dia de hoje, 09 de dezembro de 2016, intitulada como Trancaço, paralisando as atividades e a entrada de servidores e alunos no campus por 20 horas. Este ato integra o movimento Ocupa IFF, no qual estudantes ocupam, pacificamente, o campus desde o dia 11 de novembro, após deliberação em assembleia, sem interrupção das atividades acadêmicas, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 nº 55, que limita o crescimento dos gastos do Governo Federal a um teto por 20 anos, entre outras medidas, e a Medida Provisória (MP) nº 746/2016, que propõe a reestruturação do Ensino Médio.

 A Reitoria e a Direção Geral do Campus Campos Centro do IFFluminense entendem que o movimento Ocupa IFF é legítimo e vem ocorrendo em todo o Brasil como uma ferramenta reivindicatória e importante para o amadurecimento e formação política e cidadã dos nossos estudantes e para a reflexão sobre os impactos de uma limitação orçamentária voltada à educação pública, gratuita e de qualidade. A posição dos dirigentes desta instituição frente à mobilização sempre foi e continua sendo pacífica e de diálogo constante com os manifestantes, primando pela proximidade e organização dos atos, e de repúdio a qualquer outra ação que coloque em risco a integridade física dos alunos e servidores, além da preservação do patrimônio público.

 Esta instituição esclarece, ainda, que continuará acompanhando a mobilização até o final, com o propósito de possibilitar que as posições adversas possam sempre coexistir, que os diferentes interesses sejam preservados e que quaisquer transtornos às atividades acadêmicas e institucionais do campus sejam devidamente compensados.

 A Reitoria do Instituto Federal Fluminense, por meio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), já tornou pública sua posição acerca da PEC e da MP, disponível AQUI.