Embrapii

Polo Embrapii apresenta resultados do primeiro projeto assinado em 2016

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/02/2017 18h34, última modificação 20/02/2017 18h12
Reunidos na Firjan, empresários, representantes de órgãos públicos ambientais e do poder público municipal conheceram uma síntese do projeto "Sistema Integrado de Resíduos", realizado em parceria com a Associação das Indústrias da Codin.
POLO EMBRAPII REALIZA 5ª MACROENTREGA DO PRIMEIRO PROJETO ASSINADO EM 2016

O Diretor do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, Rogério Atem, durante sua fala na Firjan

O projeto de Gestão Integrada de Resíduos foi assinado no dia 22 de janeiro de 2016, com 14 empresas que fazem parte da Associação das Indústrias da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (AIC), e com financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). O trabalho está sendo desenvolvido por pesquisadores, egressos e alunos da área de Informática vinculados ao Núcleo de pesquisa do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Engenharia de Software (NES), além de alunos do Mestrado e da Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto.

Reunidos na Firjan na última quinta-feira, dia 16 de fevereiro de 2017, os coordenadores do projeto realizaram a 5ª macroentrega e apresentaram alguns resultados para representantes das indústrias participantes, empresários, representantes de órgãos públicos ambientais e do poder público municipal.

De acordo com a gerente do projeto, Simone Vasconcelos, o objetivo principal é prover um sistema de informação capaz de integrar a gestão interna dos resíduos produzidos pelas indústrias a uma Bolsa de Negócios de Resíduos. "Os projetos desenvolvidos através da parceria entre academia e indústria são importantes para o crescimento do país, além de proporcionar aplicabilidade real e imediata para as dissertações produzidas nos mestrados profissionais do instituto, possibilitando ainda a participação de alunos dos cursos técnicos, graduação e especialização nas equipes dos projetos", contou Simone, que também é diretora de Pós-Graduação do IFF.

"Esse primeiro projeto já nos coloca num patamar diferenciado por ser um projeto que integra 14 indústrias num contrato só. O que nos difere das universidades é que trabalhamos com pesquisa aplicada, sempre com o objetivo de dar um retorno mais rápido para a sociedade", explicou Rogério Atem, diretor-geral do Polo de Inovação.

De acordo com Presidente da Associação das Indústrias Codin/Guarus, Lucas Vieira, a participação das indústrias, colocando seus recursos humanos e materiais, tem sido uma pedra fundamental para o sucesso do projeto. "Estamos desenvolvendo um projeto que tem um objetivo muito maior para essa cidade, por isso a AIC está trabalhando em conjunto com o INEA e a Firjan para cumprir todas as etapas dentro da legalidade e fazer um trabalho de resíduos de excelência em conjunto  com o Polo de Inovação, e contribuindo com o poder público", disse Lucas.

SobreO projeto "Sistema Integrado de Resíduos" surgiu da proposta de desenvolver uma solução tecnológica para o tema de dissertação da aluna do curso de Mestrado em Engenharia Ambiental do IFFluminense, Patricia Fantinatti, cuja co-orientação foi do Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação e também professor do programa, Vicente de Paulo Santos de Oliveira. A mesma apresentou na reunião a metodologia do seu trabalho desenvolvido junto às empresas da CODIN, cujo objetivo foi desenvolver e implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) de cada uma das empresas envolvidas.

Como desdobramento do projeto, Patrícia participou, de 05 a 10 de fevereiro deste ano, do "Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos - 2ª edição", um evento de grande relevância internacional, em Portugal. "Durante o evento, participamos de  Workshops e visitas técnicas a infraestruturas de gestão e valorização de resíduos sólidos, o que enriquece ainda mais nossa pesquisa", disse Patrícia, que coordena o projeto.

O contrato firmado com a AIC engloba as seguintes empresas: Schulz BC - Equipamentos e Acessórios Tubulares; Isocamp - Indústria e Comércio; Hiperflex Indústria de Tintas e Revestimentos; Frinorte Produtos Alimentícios; Aguiar Cortes Indústria de Argamassa; New Temper Norte Indústria e Comércio de Vidros; Petrofer Comércio de Produtos Siderúrgicos; Imbeg - Imbé Engenharia; Betumes Itabira Concreto e Asfalto; Forros Fluminense Indústria de Plásticos; Construsan Serviços Industriais; JHV Implementos Rodoviários; Seuma Serviços de Usinagem e Manutenção; CFM Comércio e Representações.