Professores do IFF em capacitação nos EUA

por ferdinanda fernandes maia publicado 26/11/2015 17h10, última modificação 08/12/2015 15h31
Programa Setec-Capes/Nova seleciona cinco professores do Instituto Federal Fluminense para capacitação em língua inglesa nos Estados Unidos, por até oito semanas, em 2016.
Professores do IFF em capacitação nos EUA

Selecionados irão estudar nas instituições associadas ao Northern Virginia Community College (Nova).

O Programa Setec-Capes/Nova enviará professores de língua inglesa das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para capacitação nos Estados Unidos. No total, 75 professores foram habilitados; entre eles, cinco são do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense). São eles: Alice de Araújo Nascimento Pereira e Camila França Barros, do campus Macaé; Carlos Fabiano de Souza e Jaqueline Kropf Esteves de Matos, do campus Cabo Frio; e Elane Kreile Manhães, do campus Itaperuna.

De acordo com o cronograma, os selecionados embarcam em janeiro de 2016 para um período de até oito semanas de capacitação nas instituições associadas ao Northern Virginia Community College (Nova).

Para a professora Alice, do campus Macaé, a experiência será “uma oportunidade de contato com professores de diversos Institutos Federais e com o sistema acadêmico americano e de vivenciar a língua e a cultura de outro país”.

Os candidatos selecionados apresentaram proposta de plano de trabalho para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão para atuação no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), por um período mínimo de um ano, em sua instituição de origem ou em instituições das redes públicas de ensino.

O professor Carlos, que ministra aulas nos Cursos Técnicos do campus Cabo Frio há dois anos, propôs a elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de língua estrangeira no âmbito dos IFs, sem perder de vista as especificidades dos cursos nos quais o componente curricular – língua inglesa – encontra-se inserido.

“Será uma oportunidade não só de crescimento pessoal, mas, principalmente, profissional, na medida em que, posteriormente, será agregado todo conhecimento adquirido na capacitação às práticas de ensino em sala de aula, contribuindo para uma formação ainda melhor para os educandos”, afirma.

Jaqueline, professora também do campus Cabo Frio, destaca que o programa contribui para valorizar a área das línguas, muito importante para as áreas técnicas que utilizam um vocabulário diferente do cotidiano da língua, e, com isso, o aluno sai mais preparado para o mercado de trabalho.

“A capacitação irá ampliar a vivência e o contato com a língua inglesa e também gerar a oportunidade de desenvolver metodologias aplicadas especificamente ao ensino técnico”, avalia a professora, que trabalha no campus há sete anos e ministra aulas em cursos técnicos e superiores.

Ex-aluna do IFF e atual professora do campus Macaé, Camila diz que as expectativas são as melhores. “Vamos aprender coisas relevantes e trabalhar os quatro eixos, principalmente a conversação. Será útil também na implantação do Celiff aqui nocampus, no ano que vem, porque a meta do governo é que os alunos saiam falando inglês e preparados para exames como o Toefl, para poderem participar do Ciência Sem Fronteiras", acredita.

Saiba Mais: O Setec-Capes/Nova trata-se de programa de capacitação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para os professores de inglês em efetivo exercício nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Entre os objetivos da capacitação, estão o fortalecimento do domínio de habilidades linguísticas, promoção do aprendizado e compartilhamento de novas práticas pedagógicas, estímulo ao uso de novas tecnologias e recursos on-line no processo de formação continuada, além de proporcionar uma experiência in loco para o aprendizado da língua inglesa.

Acesse o resultado final da Chamada Pública Setec-Capes/Nova

Fonte: Ascom IFFluminense com Ascom Setec/MEC