Mestrado Profissional

ProPEI e gestão do campus Pádua acompanham o Saeg em sua primeira visita técnica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/07/2016 11h41, última modificação 09/09/2016 15h08
Alunos do mestrado profissional em Sistemas Aplicados à Engenharia de Gestão (Saeg) conheceram os projetos de inovação entre as indústrias de rochas ornamentais de Santo Antônio de Pádua e o IFFluminense.
Gestores do IFFluminense e alunos do SAEG durante visita às indústrias de rochas ornamentais.jpg

Gestores e alunos do SAEG durante visita às indústrias de rochas ornamentais

A visita técnica, realizada na sexta-feira, dia 08 de julho, foi acompanhada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (ProPEI) e pelo diretor do campus Santo Antônio Pádua, Arthur Rezende, que aproveitaram a oportunidade para estreitar o relacionamento com as indústrias, visando à realização de cursos de formação inicial e continuada, oferta de estágios e a possibilidade de implantação de uma fábrica-escola no campus Pádua.

Com vários projetos concluídos desde 1999, em parceria com o IFFluminense, o arranjo produtivo local possui Certificado de Indicação de Procedência de suas pedras ornamentais, emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e está executando um novo projeto com o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, via financiamento Embrapii.

A coordenadora do Saeg e diretora de Pós-Graduação do IFFluminense, Simone Vasconcelos, destaca que o mestrado profissional se distingue do acadêmico por uma relação mais intensa com o setor produtivo. “Esta visita cumpriu o seu papel, uma vez que os alunos puderam ver equipamentos inovadores, desenvolvidos pelos pesquisadores do IFFluminense, que resolveram problemas reais”, afirma Simone.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto, Vicente Oliveira, “a pesquisa aplicada desenvolvida no distrito industrial de Santo Antônio de Pádua é exemplo para a rede federal. Nós já temos alunos de outro mestrado profissional, em Engenharia Ambiental, realizando pesquisas aplicadas, principalmente na área de gestão de resíduos”, afirma Vicente.

Comunicação Social da Reitoria