Nova Gestão

Reitor do IFFluminense é empossado pelo ministro da Educação

por Assessoria de Comunicação do Conif com Reitoria publicado 15/04/2016 00h05, última modificação 17/04/2016 17h36
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deu posse nesta quinta-feira, dia 14 de abril, ao novo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense , Jefferson Manhães de Azevedo.
Posse reitor

Jefferson Azevedo com o ministro da Educação Aloizio Mercadante

A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e contou com a participação do secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres, de dirigentes do IFFluminense e de reitores de institutos federais.

Para o novo reitor, os institutos federais promovem a inclusão e preparam cidadãos. “Oferecemos educação pública, profissional, tecnológica e gratuita acessível a todos, independentemente da posição social e do local geográfico. O conhecimento só tem sentido se for para transformar e melhorar este País”, disse. “A interiorização dos institutos federais possibilitou levar a educação profissional e tecnológica para todos. As nossas escolas vêm transformando o horizonte de possibilidades para os jovens que ingressam em nossas instituições”, complementou.

Em seu discurso, o ministro da Educação reconheceu o envolvimento efetivo dos institutos federais nas ações propostas pelo MEC e ressaltou a importância da participação do IFFluminense nas projeções de novas vocações econômicas. “É preciso pensar com criatividade, com inovação, em parques tecnológicos, em incubadoras, em polos de inovação, em industrialização e em tipos de investimentos para a economia fluminense crescer”.

Luiz Augusto Caldas Pereira, que deixou o cargo após quatro anos à frente da Instituição, enfatizou o compromisso dos institutos federais em oferecer educação profissional de qualidade para as classes menos favorecidas. “A concepção dos institutos federais representa um projeto original, marca as políticas de desenvolvimento do País. Continuarei defendendo este projeto”, disse o ex-reitor.

A solenidade de transmissão de cargo ao novo reitor, em Campos, será realizada no dia 25 de abril, às 18h30min, na Concha Acústica do campus Campos Centro, ocasião em que também dará posse aos novos diretores gerais dos campi do IFFluminense.

Currículo – Jefferson Manhães de Azevedo é formado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Informática e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como gestor educacional, participou da transformação da Escola Técnica Federal de Campos em Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), atual Instituto Federal Fluminense. Iniciou sua trajetória no IFFluminense como docente, passando pela coordenação da área de informatização dos processos administrativos e acadêmicos. Foi diretor de pesquisa e pós-graduação, vice-diretor-geral e pró-reitor de pesquisa e pós-graduação. Em 2015, foi eleito reitor.

Assessoria de Comunicação do Conif com Reitoria

registrado em: