Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do IFF participa da abertura oficial do evento sobre Educação Profissional Verde

Notícias

Reitor do IFF participa da abertura oficial do evento sobre Educação Profissional Verde

Sustentabilidade

Com o título EFTP Verde: Rumo a uma educação e formação técnica e profissional sustentável, evento acontece de 26 a 30 de junho, no México.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/06/2017 18h07, última modificação 29/06/2017 18h16
Exibir carrossel de imagens Mesa de abertura do evento EFTP Verde. Cerimônia foi realizada no Auditorio Ángel María Garibay do Conalep.

Mesa de abertura do evento EFTP Verde. Cerimônia foi realizada no Auditorio Ángel María Garibay do Conalep.

 O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, participa do workshop “Rumo a uma educação e formação técnica e profissional sustentável” (EFTP Verde) que acontece de 26 a 30 de junho de 2017, no Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica (Conalep), em Metepec, no México. O Conalep organiza o evento ao lado da Secretaria de Educação Pública do México, do Unevoc – Centro Internacional da Unesco voltado à educação profissional – e do Instituto Federal para a Formação Profissional da República Federal da Alemanha (BiBB). Jefferson participa enquanto coordenador do Centro Unevoc/Unesco do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 A abertura oficial foi conduzida pelo secretário geral do Sistema Conalep, Roger Armando Frías que deu as boas-vindas aos aliados na missão de promover um ensino vinculado ao respeito e a proteção à natureza, e reconheceu a participação entusiasmada de cada um dos presentes.

 A mesa de autoridades também contou com a participação de Adolfo Ayuso Audry, diretor geral da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Presidência do México; Kenneth Barrientos, oficial de Programas do Centro Unesco/Unevoc; Shyamal Majumdar, diretor do Centro Unesco/Unevoc; Constanza Sarmiento, representante do BiBB; Candita Jiménez, diretora-geral do Sistema Conalep; María Elena Barrera Tapia, senadora do México; e Jefferson Manhães, reitor do IFF, representando os Centros Unevoc/Unesco da América Latina e o Conif.

 O evento, que reúne os coordenadores dos Centros do México, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e Paraguai, visa fomentar ações para a formação integral de estudantes por meio de um programa de atividades de sustentabilidade e promoção da cultura ecológica, bem como discutir as tendências sobre educação verde e trocar experiências entre os participantes. De acordo com a organização, facilitar a transação para economias verdes e sociedades sustentáveis é uma das estratégias prioritárias da Unesco para a Educação Profissional no mundo.

 A programação, ministrada por especialistas do BiBB e por representantes do Centro Internacional Unesco/Unevoc, conta com quatro sessões temáticas: (1) Introdução à educação e formação técnica e profissional sustentável; (2) Investigação verde; (3) Cultura institucional sustentável, a comunidade e o lugar do trabalho; (4) Currículo e formação sustentável.

 No dia 27, Jefferson participou de uma mesa de trabalho com o tema “Formação profissional para o desenvolvimento sustentável no Brasil e Paraguai”, apresentando a experiência da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a partir de ações já implementadas pelos Institutos Federais. Para o reitor, o Brasil e o mundo têm muito o que avançar para alcançar as metas de uma educação verde.

 “Este encontro é justamente para que a gente possa consolidar os conhecimentos nesta área de forma a desenvolver políticas públicas em nossas instituições e em nosso entorno relacionadas ao desenvolvimento sustentável”, explica. “Vejo que há uma perspectiva do aprender, mas o mais desafiador é o muito que temos por fazer; o mundo está ainda muito distante daquilo que entendemos como políticas sustentáveis. E, naturalmente, quando você se relaciona com outros países, com outras experiências, isso torna o aprendizado mais acelerado, há muito mais oportunidades de conhecer casos de sucesso e, de alguma forma, trazer estas experiências e adaptá-las para nossas instituições”, acredita.

 

 

 

 

Fonte: http://www.gob.mx/conalep/articulos/inauguracion-del-taller-eftp-verde-hacia-una-educacion-y-formacion-tecnica-y-profesional-sustentable?idiom=es