Notícias

Sustentabilidade

Reitor do IFF participa da abertura oficial do evento sobre Educação Profissional Verde

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/06/2017 18h07, última modificação 10/10/2023 12h31
Com o título EFTP Verde: Rumo a uma educação e formação técnica e profissional sustentável, evento acontece de 26 a 30 de junho, no México.
Reitor do IFF participa da abertura oficial do evento sobre Educação Profissional Verde

Mesa de abertura do evento EFTP Verde. Cerimônia foi realizada no Auditorio Ángel María Garibay do Conalep.

 O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, participa do workshop “Rumo a uma educação e formação técnica e profissional sustentável” (EFTP Verde) que acontece de 26 a 30 de junho de 2017, no Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica (Conalep), em Metepec, no México. O Conalep organiza o evento ao lado da Secretaria de Educação Pública do México, do Unevoc – Centro Internacional da Unesco voltado à educação profissional – e do Instituto Federal para a Formação Profissional da República Federal da Alemanha (BiBB). Jefferson participa enquanto coordenador do Centro Unevoc/Unesco do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 A abertura oficial foi conduzida pelo secretário geral do Sistema Conalep, Roger Armando Frías que deu as boas-vindas aos aliados na missão de promover um ensino vinculado ao respeito e a proteção à natureza, e reconheceu a participação entusiasmada de cada um dos presentes.

 A mesa de autoridades também contou com a participação de Adolfo Ayuso Audry, diretor geral da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Presidência do México; Kenneth Barrientos, oficial de Programas do Centro Unesco/Unevoc; Shyamal Majumdar, diretor do Centro Unesco/Unevoc; Constanza Sarmiento, representante do BiBB; Candita Jiménez, diretora-geral do Sistema Conalep; María Elena Barrera Tapia, senadora do México; e Jefferson Manhães, reitor do IFF, representando os Centros Unevoc/Unesco da América Latina e o Conif.

 O evento, que reúne os coordenadores dos Centros do México, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e Paraguai, visa fomentar ações para a formação integral de estudantes por meio de um programa de atividades de sustentabilidade e promoção da cultura ecológica, bem como discutir as tendências sobre educação verde e trocar experiências entre os participantes. De acordo com a organização, facilitar a transação para economias verdes e sociedades sustentáveis é uma das estratégias prioritárias da Unesco para a Educação Profissional no mundo.

 A programação, ministrada por especialistas do BiBB e por representantes do Centro Internacional Unesco/Unevoc, conta com quatro sessões temáticas: (1) Introdução à educação e formação técnica e profissional sustentável; (2) Investigação verde; (3) Cultura institucional sustentável, a comunidade e o lugar do trabalho; (4) Currículo e formação sustentável.

 No dia 27, Jefferson participou de uma mesa de trabalho com o tema “Formação profissional para o desenvolvimento sustentável no Brasil e Paraguai”, apresentando a experiência da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a partir de ações já implementadas pelos Institutos Federais. Para o reitor, o Brasil e o mundo têm muito o que avançar para alcançar as metas de uma educação verde.

 “Este encontro é justamente para que a gente possa consolidar os conhecimentos nesta área de forma a desenvolver políticas públicas em nossas instituições e em nosso entorno relacionadas ao desenvolvimento sustentável”, explica. “Vejo que há uma perspectiva do aprender, mas o mais desafiador é o muito que temos por fazer; o mundo está ainda muito distante daquilo que entendemos como políticas sustentáveis. E, naturalmente, quando você se relaciona com outros países, com outras experiências, isso torna o aprendizado mais acelerado, há muito mais oportunidades de conhecer casos de sucesso e, de alguma forma, trazer estas experiências e adaptá-las para nossas instituições”, acredita.

 

 

 

 

Fonte: http://www.gob.mx/conalep/articulos/inauguracion-del-taller-eftp-verde-hacia-una-educacion-y-formacion-tecnica-y-profesional-sustentable?idiom=es