Pesquisa e Extensão

Reitoria divulga seleção de projetos e de bolsistas de pesquisa e extensão

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/03/2017 17h15, última modificação 03/04/2017 16h58
Inscrições de projetos deverão ser realizadas de 03 a 23 de abril. Já a de estudantes começa em junho. Edital traz novidades este ano como a integração entre Pesquisa e Extensão.
Reitoria divulga seleção de projetos e de bolsistas de pesquisa e extensão

A Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propei) divulgou o Processo de Seleção de Projetos de Pesquisa e de Extensão e Seleção de Estudantes Bolsistas de Iniciação Científica (Pibic), Tecnológica (Pibiti) e de Extensão, com vigência para o período de agosto de 2017 a julho de 2018.

Neste ano, o Processo conta com alguns destaques, sendo o principal o lançamento de um único edital para a seleção de projetos de ambas as áreas. Segundo Juliana Vidigal, diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais da Propei, a nova proposta unifica os calendários, o que simplifica e auxilia no planejamento dos proponentes e dos estudantes interessados.

“É um marco na instituição este edital conjunto e que prevê, ainda, a possibilidade de submissão de propostas que integram Pesquisa e Extensão, inclusive com bolsistas das duas áreas trabalhando juntos”, destaca Juliana, acrescentando outra novidade: “Além da concessão de 50 Bolsas Pesquisador (Bpesq) – como foi na última seleção – também serão oferecidas 50 Bolsas Extensionista (BExt) aos coordenadores de projetos”, conta.

O Processo de Seleção será regido pelo Edital N.º 39/2017. As inscrições dos novos projetos de Pesquisa, Extensão e aqueles que integram as duas áreas, bem como os pedidos de renovação dos projetos já vigentes deverão ser realizadas online pelo pesquisador/extensionista, no Sistema de Submissão Eletrônica de Projetos do IFFluminense (SiSEP), em www.sisep.iff.edu.br, no período de 03 a 23 de abril de 2017.

Cada proponente poderá submeter até dois projetos. Quando da submissão, o Currículo Lattes do coordenador deverá se encontrar atualizado há, no máximo, seis meses.

A seleção dos projetos que farão jus às bolsas ficará a cargo das Câmaras de Pesquisa e de Extensão do IFFluminense, que nomearão uma comissão composta por avaliadores externos. Serão utilizados critérios, conforme descrito no item 5.6 do edital.

Bolsas: serão concedidas 50 bolsas BPesq e 50 bolsas BExt aos coordenadores dos projetos, de acordo com a ordem de classificação, definida pelas Câmaras de Pesquisa e de Extensão do IFFluminense, limitadas a uma por coordenador, que serão pagas em cota única.

A seleção dos projetos está prevista para o período e 24 abril a 18 de junho e o resultado final no dia 29 de junho.

Inscrições de Estudantes para Bolsas

As inscrições dos candidatos às bolsas Pibic, Pibiti, ICJ e Extensão deverão ser realizadas online pelo estudante, no SiSEP, em www.sisep.iff.edu.br, no período de 30 de junho a 09 de julho de 2017.

Serão concedidas 25 bolsas Pibic, 31 bolsas Pibiti e 90 bolsas ICJ, com fomento do CNPq; 100 bolsas Pibic/Pibiti e 130 bolsas de Extensão, com fomento do IFFluminense. Cada estudante poderá inscrever-se em até dois projetos.

A seleção dos bolsistas deverá conter, minimamente, as seguintes etapas: entrevista com perguntas iguais para todos os candidatos; análise do histórico ou boletim escolar.

O início das atividades dos projetos está previsto para o dia 01 de agosto de 2017.