Eleições 2016

Reunião do Fidesc define debate entre os candidatos a prefeito de Campos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/09/2016 16h57, última modificação 12/09/2016 15h38
Integrantes do Fidesc e assessores dos candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes -RJ trataram das regras e da programação do debate a ser realizado no próximo dia 27, na Uenf.
Reunião do Fidesc define debate entre os candidatos a prefeito de Campos

Reunião aconteceu na sala Rubens Moll do Campus Centro.

O debate será promovido pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), órgão que reúne gestores das instituições públicas e privadas do município, e terá como tema “Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Planejamento Urbano e Propostas e Compromissos”. Será realizado no dia 27 de setembro, terça-feira, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte-Fluminense (Uenf), às 18h, e contará com transmissão ao vivo nas emissoras locais de rádio e TV e nas redes sociais.

Durante a reunião realizada nesta sexta-feira, 09 de setembro, no IFFluminense Campus Campos Centro, a equipe do Fidesc apresentou aos assessores dos candidatos as regras estabelecidas para o debate e a programação planejada, para que pudessem conhecê-las, avaliá-las, e propor alterações que julgassem necessárias.

Após as discussões, ficou definido que somente os veículos de comunicação previamente cadastrados e as instituições promotoras do evento terão a autorização para captar imagens do debate. Também ficou acordado que os candidatos só poderão convidar 10 pessoas para comparecerem ao Centro de Convenções, além de três assessores, que só poderão se dirigir aos candidatos nos intervalos. Os demais apoiadores poderão acompanhar o debate por um telão que será colocado na área externa da Universidade. Os candidatos serão proibidos de utilizar camisas de campanha e dispositivos eletrônicos e seus convidados e assessores também não poderão usar vestimentas de campanha ou portar bandeiras, santinhos e outros artefatos dessa natureza.

O debate será mediado pelo jornalista Aldefran Lacerda, do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), que será assessorado pelos professores Hélio Coelho e Júlio Tinoco, ambos também do Uniflu, e pelo reitor do IFFluminense e presidente do Fidesc, Jefferson Manhães. Jefferson destacou, durante a reunião, a seriedade do evento e o compromisso em promover a ampla discussão política. “Não haverá pegadinhas e nem temos a intenção de deixar os candidatos em situações embaraçosas. Nosso objetivo é fazer com que eles discutam a pauta das universidades e vejam que Campos tem um parque universitário forte e estratégico para o crescimento do município”, diz.

A ordem de pronunciamento dos candidatos será definida por sorteios, alguns a serem realizados previamente com os assessores, e outros, durante o debate, respeitando a dinâmica de cada bloco.

A programação estruturou-se da seguinte forma:

- Abertura:

O prof. Jefferson Manhães proferirá algumas palavras introdutórias e convidará os candidatos ao palco.

- 1º bloco:

Os candidatos disporão de três minutos para apresentação e abordagem inicial do tema.

-2º bloco:

Cada candidato deverá responder a um total de quatro perguntas. Os questionamentos deverão ser respondidos, cada um, em dois minutos e estarão subdivididos nas seguintes áreas: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Planejamento Urbano. As perguntas serão previamente coletadas nas comunidades acadêmicas que promovem o evento.

- 3º bloco:

Será o momento de embate entre os candidatos. Serão duas rodadas de questionamentos, em que disporão de um minuto para a formulação da pergunta, dois minutos para a réplica e um minuto para a tréplica.

- 4º bloco:

Cada candidato responderá em dois minutos a uma pergunta enviada pelos telespectadores via facebook. Após essa etapa e encerrando o debate, terão dois minutos para as considerações finais.

Comunicação Social da Reitoria