Profept

Seminário apresenta programa de mestrado e esclarece dúvidas

por Ferdinanda Maia/Comunicação Social da Reitoria publicado 16/02/2017 17h31, última modificação 18/02/2017 12h25
Coordenação Local do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica realiza o evento em todos os campi do IFFluminense para servidores e comunidade externa.
Seminário apresenta programa de mestrado e esclarece dúvidas

No Centro de Referência, evento aconteceu no auditório, às 16h.

A Coordenação Local do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) realizou, nesta quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017, três seminários sobre o programa, de forma a divulgar as inscrições, que estão abertas até o dia 10 de março, como também tirar dúvidas dos interessados. A atividade aconteceu no Campus Avançado São João da Barra, Campus Campos Centro e no Centro de Referência, em Campos-RJ. O Seminário também já está agendado para os Campi Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna, no dia 23 de fevereiro, às 10h e às 14h, respectivamente.

Durante o evento, o coordenador local do programa, professor José Augusto Ferreira da Silva, apresentou o objetivo do curso, estrutura, itinerário formativo, disciplinas obrigatórias e eletivas, exame de qualificação, defesa (que poderá ser construída em forma de dissertação ou artigo científico), entre outras características do curso. Falou ainda sobre o processo seletivo e tirou dúvidas dos presentes.

O Profept, idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), será realizado em rede por 18 instituições de todo o Brasil. Totalmente gratuito, o curso oferece 401 vagas, sendo metade reservada a servidores de Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II, e a outra metade para a comunidade externa. No IFFluminense, são ofertadas 18 vagas.

“Em seu primeiro ano, iremos reunir 601 pesquisadores, sendo 200 professores e 401 alunos, então teremos um forte processo de intercâmbio com encontros anuais, compartilhamento de recursos didáticos e pesquisas em rede”, destacou José Augusto. De acordo com ele, o Profept nasce da necessidade de formação continuada para a produção de conhecimento e desenvolvimento de produtos voltados à educação profissional. “As pesquisas de investigação ajudam a teorizar e gerar produtos que possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem em nosso país”, ressaltou.

O mestrado é profissional e semipresencial, com duração de 24 meses e ingresso por meio de um exame nacional de acesso, com questões discursivas e objetivas. No IFFluminense, a secretaria executiva está sediada no Campus Macaé, e as aulas acontecerão no Centro de Referência. Das duas linhas de pesquisa previstas pelo programa, será ofertada, no Instituto, a linha “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, devido “à experiência do IFF e dos professores que atuarão no curso”, explicou José Augusto.

A servidora Roberta Gomes Arantes, formada em Fisioterapia, já fez a inscrição e compareceu ao evento para tirar dúvidas. “Como sou fisioterapeuta e tenho vontade de seguir a carreira do ensino, fiquei em dúvida sobre as linhas de pesquisa, mas percebi que o curso vai me atender. Já saio daqui mais animada!”, disse.

Com inscrições iniciadas no dia 08 de fevereiro, o IFF já está com 240 inscritos, e a expectativa é de que este número aumente. Para José Augusto, o Seminário cumpre a missão de divulgar ainda mais a proposta. “Para fazer uma boa escolha, o candidato precisa estar esclarecido. O Seminário ajuda a esclarecer todo o escopo do programa e a tirar dúvidas não só dos servidores, como também da comunidade externa, que, neste processo, poderá concorrer em 9 vagas”, ressaltou.

Comunicação Social da Reitoria