Ações Educacionais

Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação será aberto nesta terça-feira (14)

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/06/2016 14h15, última modificação 14/06/2016 09h36
O evento, promovido pelo IFFluminense e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), terá início às 13h, no campus Campos Centro.
Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação

Com o tema “O Movimento da Educação Básica rumo às licenciaturas: um diálogo necessário com as instituições de Ensino Superior”, o Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação será realizado de 14 a 16 de junho, no campus Campos Centro e contará com palestras e mesas-redondas com a discussão de nove eixos temáticos.

O evento, que conta com cerca de mil inscritos, envolve diversas instituições públicas, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O Seminário, de natureza acadêmico-científica, abre o diálogo para a aproximação necessária e definitiva entre a academia e a Educação Básica no município. “Entendemos que a adesão dos participantes para esta discussão sobre o Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e a interface entre a licenciatura e a Educação Básica, produzirá bons resultados e será apenas o início desta maneira de pensar a educação neste município”, pontua a subsecretária de Educação, Tânia Alberto.

Segundo a subsecretária, a ideia do evento surgiu do desafio de manter a integração do sistema municipal de ensino, entre a academia e a Educação Básica, previsto no Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, o resultado dos debates servirá de base para a instituição do Fórum Municipal de Educação, também previsto no Plano Municipal de Educação (PME/PNE), e de um protocolo de intenções que auxilie as escolas municipais no cumprimento do PME.

A diretora de Políticas da Educação Superior do IFFluminense e uma das organizadoras do evento, Ana Mary Fonseca, destaca que “o Seminário já nasce exitoso pela possibilidade de interlocução entre as diversas instituições de Ensino Superior, visando o cumprimento do PME”, afirma.

Confira a programação do evento AQUI

Comunicação Social da Reitoria com Ascom da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes