Educação em Foco

Seminário reúne gestores de ensino para discutir o Plano Nacional de Educação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/12/2016 15h07, última modificação 13/12/2016 07h02
Evento promovido pela Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem será realizado em Campos-RJ com a participação de gestores de ensino do IFFluminense. A programação será transmitida ao vivo, pela internet.
Ciforgen

O Seminário Sociedade, Políticas Públicas e Educação do IFFluminense será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2016, no Auditório Miguel Ramalho do Campus Campos Centro. O evento faz parte das atividades previstas no Ciclo de Formação de Gestores de Ensino, que visa, de forma geral, capacitar e qualificar os gestores da área.

Participarão do evento, o reitor do Instituto, pró-reitores, diretores-gerais, diretores sistêmicos, diretores de ensino, coordenadores de curso, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais.

A programação - que será transmitida ao vivo, pela internet, AQUI - é a seguinte: no dia 13, das 10h às 12h, Palestra Magna O Plano Nacional de Educação e seus desafios, proferida pelo professor do Instituto Marcelo Machado Feres, ex-secretário da Setec/MEC, e mediada pelo reitor do IFFluminense, Jefferson Azevedo. Das 14h às 17h, Mesa Redonda O PNE e o IFFluminense: estratégias e desafios com Nilva Schroeder (IFSC) e João Monlevade (Consultor Legislativo do Senado Federal), mediada por Carlos Artur Arêas, diretor de Planejamento Estratégico do Instituto. “Na programação da tarde serão tratadas as metas específicas do IFFluminense, que é a Educação Profissional Técnica, e também a formação do professor”, explica Ana Mary Barreto, diretora de Políticas da Educação Superior.

No dia 14, das 10h às 12h, será realizado o Painel IFFluminense Convite a um projeto coletivo, com a participação do reitor, Jefferson; dos pró-reitores, Christiane Menezes (Ensino), Aline Naked (Convivência Humana), Vicente Santos (Pesquisa, Extensão e Inovação), José Luis Boynard (Desenvolvimento Institucional) e Guilherme Batista Gomes (Administração); e dos diretores sistêmicos, Juliana Lima (Comunicação) e Gustavo Lopes (Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas). A mediação fica por conta do chefe de gabinete, Maurício Vicente.

“O segundo dia do evento será um momento interno. O painel é uma apresentação da equipe, de como sua estrutura foi pensada, e chamamos de um ´convite coletivo´porque abre um espaço para discussão, para pensar no planejamento institucional e de fazer proposições não só para o ano que vem, mas para até 2019”, acrescenta Ana, destacando ainda que “estamos em um momento importante que é a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), então, essas proposições contribuem para a elaboração de um PDI mais consistente”, acredita.

Na parte da tarde, das 14h às 17h, será realizado o Painel da Pró-Reitoria de Ensino Convite a um projeto coletivo com a equipe da Proena: Christiane Menezes, Breno Terra, Marcelo Sarmento, Cátia Viana e Ana Mary Barreto, mediado por Jefferson.

“Ao longo de 2016, o Ciforgen vem cumprindo o seu objetivo que é realizar capacitações. Cada evento tem uma temática específica, este Seminário, por exemplo, estará voltado para o planejamento estratégico, e sempre com o foco de capacitar o gestor”, avalia Cátia Viana, diretora de Políticas da Educação Básica Profissional. “O Ciforgen propõe capacitar, qualificar e abrir espaços para discussões acerca das práticas pertinentes ao dia-a-dia da gestão de ensino”, completa Ana Mary.

Comunicação Social da Reitoria