Notícias

#ZIKAZERO

Universidade apoiada pela Fiotec lança curso sobre Zika

por Ascom Reitoria publicado 07/03/2016 16h09, última modificação 09/03/2016 11h48
O Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) ofertam o curso “Zika: abordagem clínica na atenção básica”, destinado especialmente a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais de nível superior da atenção básica. O curso também é livre para demais interessados no tema.
Curso Zika

Entre os temas abordados, os cuidados com as gestantes com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus da Zika e do recém-nascido com microcefalia. - Foto: Portal Brasil

 Com 45h de duração, o curso é dividido em quatro unidades que abordam os aspectos epidemiológicos, de promoção à saúde e prevenção, quadro clínico e abordagem de pacientes infectados. O capitulo três, por exemplo, foi integralmente dedicado aos cuidados com as gestantes com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus da Zika e do recém-nascido com microcefalia. As matrículas podem ser realizadas no site da UNA-SUS, AQUI.

 De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Hêider Pinto, o curso soma-se a uma série de iniciativas que o governo federal tem realizado para o enfrentamento do problema e complementa: “com este curso, queremos preparar, da melhorar maneira possível, os profissionais para orientarem corretamente a população, mobilizar todos os esforços para combater o mosquito, evitar a contaminação e cuidar, com qualidade, das pessoas que tenham os problemas relacionados à doença”.

 Assim como nos cursos de Dengue e Chikungunya da UNA-SUS, o conteúdo é trabalhado por meio de atividades interativas, estudo de casos clínicos e vídeos com especialistas e entrevistas. Também é comum aos três cursos a abordagem do diagnóstico diferencial. Além disso, são disponibilizados, na biblioteca virtual, livros e vídeos com conteúdos referentes ao tema para o aluno, caso deseje, aprofundar seus conhecimentos.

 “É preciso que os profissionais de saúde se capacitem para conseguir minimizar o impacto desta enfermidade, utilizando todos os recursos possíveis para assistir, disseminar os conhecimentos para a população, além de construir parcerias para fortalecer ações de proteção à saúde de todos”, afirma a coordenadora pedagógica do curso, Leika Aparecida Ishiyama Geniole.

 O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), da secretaria executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS), da Fiocruz Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Fonte: Fiotec com site UNA-SUS