Você está aqui: Página Inicial > Painel do Estudante > Programa de Bolsa Permanência > Apresentação e Documentos

Apresentação e Documentos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/12/2015 18h48, última modificação 05/05/2016 16h19
Informações e documentos sobre o Programa de Bolsa Permanência.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) aderiu ao Programa de Bolsa Permanência (PBP), uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

O valor deste benefício, estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), é equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, atualmente de R$ 400,00. Para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, de R$900,00, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.

O benefício, pago por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), não se confunde com a Assistência Estudantil. O beneficiado pela bolsa permanência do MEC poderá acumular o benefício com outras bolsas concedidas pelo IFF.

Veja AQUI as orientações para participação do estudante do IFFluminense.

Para conhecer a carga horária diária do seu curso, consulte AQUI.

Conheça mais sobre o Programa Bolsa Permanência:

Portaria MEC 389/2013 – Criação do Programa Bolsa Permanência

Resolução FNDE 13/2013 – Procedimentos para pagamento da Bolsa Permanência

Manual de Gestão do Programa Bolsa Permanência

Termo de Adesão do IFF

Para outras informações, acesse AQUI .

registrado em: ,