Programas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/08/2017 17h07, última modificação 28/08/2017 17h07
    1. Programa de Formação para Gestores

 O Programa de Formação para Gestores foi concebido com o objetivo de preparar os gestores para os desafios da administração e das atividades educativas do IFFluminense. Além da reflexão sobre a prática e da aquisição de conhecimentos sobre os processos de gestão da instituição, o programa, numa perspectiva mais abrangente, visa também discutir sobre os rumos da Educação Profissional e Tecnológica no âmbito do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão.

 Os módulos são realizados de acordo com o surgimento das demandas e oportunidades no decurso da gestão.

 

    1. Programa de Formação para os servidores da Gestão de Pessoas

 Programa desenvolvido em virtude da descentralização das atividades para os campi, com o objetivo de orientar, uniformizar procedimentos e esclarecer dúvidas para o aprimoramento das ações das diretorias/coordenações de Gestão de Pessoas em consonância com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento da Convivência Humana.

 O programa é organizado em módulos que são realizados de acordo com o surgimento das demandas e necessidades.

 

    1. Programa de Recepção dos Novos Servidores

 O Programa foi concebido na perspectiva de acolhimento e recepção dos servidores que ingressam na instituição com o objetivo de oferecer aos novos servidores, oportunidades de ampliação de seus conhecimentos, integração ao ambiente institucional e o fortalecimento de debates na perspectiva da compreensão das especificidades do serviço público, da dimensão da educação profissional e tecnológica e do papel da istituição. O Programa é realizado por meio do Curso de Formação para os Novos Servidores do IFFluminense.

 O curso é ofertado durante o período de estágio probatório dos servidores e é organizado em módulos, na modalidade semipresencial. Os módulos a distância são desenvolvidos na plataforma Moodle da Escola de Formação e abordam os seguintes temas: a Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais; direitos e deveres do servidor; a diversidade na instituição; princípios e processos administrativos disciplinares e os planos de carreira dos servidores. Além disso, faz parte do programa, o curso de Ética e o Serviço Público ofertado a distância pela ENAP. Os encontros presenciais têm por objetivos principais: a integração entre os novos servidores; a apresentação da instituição, dos gestores, dos campi em que os novos servidores atuam, de informações sobre rotinas administrativas e sistemas e de aproximação com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento da Convivência Humana.

 

registrado em: