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Graduação: Intercâmbio Interinstitucional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/11/2015 15h20, última modificação 04/05/2016 18h20
Os estrangeiros poderão frequentar disciplinas na Instituição, na condição de aluno de intercâmbio de graduação, por um período de um a dois semestres, com base na reciprocidade na obtenção de créditos acadêmicos.

 Normalmente esta modalidade acontece dentro de um convênio acadêmico mantido entre a instituição brasileira e a estrangeira parceira. Entretanto, existe a possibilidade de intercâmbio acadêmico mesmo que o convênio entre as instituições ainda não esteja firmado.

Procedimentos para admissão como aluno de intercâmbio:

 a) A instituição de origem do aluno estrangeiro deverá encaminhar a seguinte documentação para a Comissão de Relações Internacionais da Instituição em que ele irá estudar:

 - Carta demonstrando o interesse institucional no intercâmbio e indicando o aluno para a mobilidade;

- Formulário de inscrição para alunos estrangeiros preenchido pelo aluno, a ser solicitado através do e-mail institucional;

- Uma carta de recomendação elaborada por um docente da instituição de origem (em português);

- Plano de estudos do qual constem as disciplinas que o aluno deseja cursar na Instituição;

- Histórico escolar do nível superior com tradução simples para o português e reconhecido pela instituição de origem;

- Cópia das folhas preenchidas do passaporte;

- Duas fotos 3x4 – uma no formulário e uma digitalizada em formato JPG.

      No caso do aluno ser aceito, após a análise formal da solicitação, será emitida carta de aceitação. A partir do recebimento desta carta, o aluno estará habilitado a cursar as disciplinas escolhidas para o período de intercâmbio na instituição. Ela também irá compor a documentação necessária para a solicitação do visto de estudante junto à Embaixada ou Consulado Brasileiro presente no seu país de origem.

b) Prazos: A candidatura para vagas de intercâmbio na graduação pode ser feita até dia 31/09 para as disciplinas do primeiro semestre e até 10/04 para as do segundo semestre. As disciplinas oferecidas nos 9º. e 10º. semestres do curso são disciplinas de estágio. Cada estágio tem a duração aproximada de 10 semanas e sua programação é anual. Como o ano é dividido em 4 períodos, são realizados 2 estágios por semestre. Neste caso, para que o cronograma possa ser estabelecido de forma adequada, a candidatura do aluno estrangeiro deverá ser apresentada até o mês de setembro de cada ano.

 c) Matrícula: quando o aluno chegar à instituição deverá efetivar a matrícula nas disciplinas escolhidas, apresentando os seguintes documentos obrigatórios:

  • Cópia do seguro de vida / cópia do seguro saúde;
  • Cópia do Passaporte, com Visto de Estudante (Temporário Tipo IV);
  • Protocolo+Ficha SINCRE (RNE);