Mariana Rodrigues de Carvalhaes Pinheiro

Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mariana pertenceu à primeira turma do PPEA.

Mariana Rodrigues de Carvalhaes Pinheiro pertenceu à primeira turma do Mestrado em Engenharia Ambiental  do IFFluminense. Escolheu o curso por ser formada em Ciências Biológicas e queria ter a oportunidade de aplicar a pesquisa como soluções de problemas reais, locais e que interferiam no cotidiano.

Para ela, o Mestrado (disciplinas e dissertação) proporcionou vivências na gestão dos recursos naturais e hídricos, forneceu conhecimentos da legislação ambiental e desenvolveu seu pensamento crítico, o que serviram de base para sua formação profissional. A partir do mestrado, atuou como analista ambiental no Ibama na área de licenciamento ambiental, lecionou, e atualmente atua como analista na área ambiental do planejamento energético brasileiro.

O trabalho de Mariana, desenvolvido na bacia do rio Macaé, é utilizado por outros discentes do curso que o  consideraram metodologicamente para aplicação em outra bacia, ou para continuidade dos estudos na mesma bacia.

Ela avaliou a formação obtida no PPEA como excelente. “Destaco a qualidade dos professores e a forma como pensaram as linhas de pesquisa e as disciplinas. Em minha opinião muitos saíram de sua zona de conforto para alcançar um diálogo multidisciplinar. O Instituto Federal Fluminense é uma instituição diferenciada, mais próxima a comunidade local/regional, que busca entregar para a sociedade soluções e profissionais qualificados” afirmou Mariana.

Depoimento coletado em agosto de 2017.