Linha de Pesquisa

Avaliação, Gestão e Conservação Ambiental

Com os projetos desenvolvidos nesta linha de pesquisa objetiva-se propor estratégias para mediação de conflitos e a solução de problemas ambientais, via elaboração de avaliações ambientais que envolvam diagnósticos e/ou prognósticos ambientais, estudos de impactos e desenvolvimento de metodologias para implementação de instrumentos de controle ambiental. Nesta linha estão inseridas as seguintes áreas temáticas de atuação/interesse dos pesquisadores do PPEA:

  • Avaliação Ambiental e Geotecnologias

Nesta área temática são realizadas pesquisas apoiadas nas geotecnologias como ferramenta capaz de viabilizar: diagnóstico, potencial e restrições de uso do solo; delimitação de unidades de conservação e preservação ambiental; inventários de recursos naturais; prognósticos ou simulações ambientais; tratamento de imagens orbitais voltados à produção e atualização de dados ambientais; modelagem matemática aplicada à corpos hídricos, ao transporte de sedimentos e à dispersão de poluentes. Tais pesquisas estão associadas à produção de informações básicas orientadoras do planejamento e gestão ambientais, em âmbito regional, municipal e local, possibilitando ainda a simulação de cenários futuros.

 

  • Gestão e Planejamento de Espaços Territoriais Especialmente Protegidos

Nesta área temática busca-se promover a articulação entre o conhecimento técnico-científico e os saber popular, com o emprego de metodologias participativas, de forma a apontar alternativas para a gestão de espaços territoriais especialmente protegidos (Unidades de Conservação, territórios associados a populações tradicionais e outras áreas protegidas ocupadas por grupos sociais não hegemônicos), principalmente aquelas situadas na área de influência de grandes empreendimentos. Busca-se também realizar estudos relacionados com manejo e gerenciamento integrados de Unidades de Conservação da Natureza e de bacias hidrográficas, visando à mobilização comunitária e a promoção do controle social. Também são investigados e desenvolvidos indicadores voltados à avaliação das condições de sustentabilidade de sistemas socioambientais regionais.

 

  • Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos

Nesta área temática busca-se a produzir e difundir conhecimentos e tecnologias a serem considerados para o uso racional e otimizado da água, e para a recuperação ambiental de bacias hidrográficas, possibilitando, assim, a divulgação de conceitos técnico-científicos que não estão plenamente difundidos junto aos diferentes profissionais que atuam no gerenciamento desses recursos. Busca-se também o fortalecimento dos instrumentos de gestão associados aos sistemas de gerenciamento integrado e descentralizado de recursos hídricos, focados em metodologias participativas de gestão baseada em ecossistemas aplicadas à conservação de águas e de florestas e à mitigação de impactos ambientais negativos associados aos modelos de desenvolvimento.