CAMPUS MACAÉ

Evento

Equipe multidisciplinar do Campus Macaé vai realizar evento para debater a depressão na escola

por Juliana Marinho publicado 21/07/2017 11h48, última modificação 24/08/2017 17h04
Com o tema central “Depressão: e Eu com Isso?”, as atividades serão destinadas a estudantes, pais e servidores e acontecerão nos dias 29 e 30 de agosto.
Depressão: e Eu com Isso?

Depressão: e Eu com Isso?” será o tema das atividades a serem realizadas no Campus Macaé, nos dias 29 e 30 de agosto, com o objetivo de discutir esse mal do século, a depressão. O evento contará com palestras simultâneas destinadas a estudantes, pais/responsáveis e servidores, com subtemas como “Depressão nos filhos, como lidar com isso? “, “Bullying na escola e depressão”, “Como ajudar um amigo com depressão?”, dentre muitos outros.

Segundo o psicólogo Marcelo Quirino, há muito tabu e desinformação sobre o assunto e essa psicopatologia acomete a todos, sem distinção de idade. Ele explica que na escola, a depressão pode trazer muitos prejuízos aos atores escolares, em suas diversas dimensões, tanto no social, afetivo, relacional, profissional, cognitivo ou acadêmico, afetando seriamente a vida dos estudantes e servidores.

Participam da organização profissionais da Coordenação do Núcleo de Apoio ao Estudante e da Diretoria de Ensino. “Devido à alta demanda identificada, a equipe multidisciplinar do Campus Macaé pensou na necessidade de um pontapé para intervenção a respeito desse problema tão comum: vamos discutir a depressão e suas comorbidades e fatores psicossociais envolvidos, para municiar os atores da escola e responsáveis pelos alunos contra esse mal”, comentou o psicólogo.

O evento será aberto a toda a comunidade da instituição. Os estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado e Engenharia de Controle e Automação devem efetuar inscrição, no endereço https://goo.gl/EbPZSbe escolher uma palestra no turno da manhã ou da tarde. Os ciclos de palestras estão divididos de acordo com o público pra quem são destinados.

Confira a programação completa:

TERÇA-FEIRA, 29 DE AGOSTO
18h às 20h30 – PALESTRA AUDITÓRIO - PAIS DE ALUNOS, TAES E PROFESSORES
18h - Abertura Oficial do Evento - Direção, Organização e Prof. Hélio Júnior
18h30 - Depressão nos filhos, como lidar com isso? - Psic. Camila Butinholli

QUARTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO
8h às 9h - ALUNOS, PROFESSORES, TAES E PAIS – PALESTRA AUDITÓRIO
O que é a tal Depressão: musicoterapia - Psic. Marcello da Silva Santos

9h às 11h - PALESTRAS - ALUNOS MÉDIO INTEGRADO E ENGENHARIA (INSCREVER ANTES)
1.     Os 13 porquês, Baleia Azul, suicídio, automutilação e depressão - Psic. Nilda Sirelli
2.     Bullying na escola e depressão - Psic. Débora Fiszhaut
3.     Meus pais não me entendem - Graduanda Psicologia Paula Saraiva