Gerenciamento de Resíduos: Avaliação do Potencial de Geração de Energia do Biogás Produzido Pelos Resíduos Sólidos Urbanos dos Municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

por Luiz Carlos Teixeira publicado 24/05/2016 07h57, última modificação 06/03/2020 16h00

Prof. Dr. Paulo Rogério Nogueira de Souza

TEIXEIRA JUNIOR, Luiz Carlos. Gerenciamento de resíduos: avaliação do potencial de geração de energia do biogás produzido pelos resíduos sólidos urbanos dos municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Defendida em 31/10/2012, 69 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IFF-Macaé. Macaé, 31/10/2012.

A sociedade moderna tem apresentado uma crescente demanda por energia. No Brasil, a geração de energia elétrica se dá principalmente a partir de fontes hídricas. Tal fato faz com que nossos centros de produção de energia sejam, em geral, afastados dos centros urbanos, exigindo uma complexa rede de distribuição para atender à crescente demanda. A busca por fontes alternativas e descentralizadas de geração de energia tem sido incentivada pelo Ministério das Minas e Energia. Uma das fontes de geração de energia que tem apresentado crescimento no Brasil é a biomassa, seja pela queima do bagaço da cana, seja pela queima do biogás, fruto da biodigestão de resíduos orgânicos. Nesse contexto, a correta gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) permite aproveitar a energia gerada pelo biogás para geração de energia elétrica ou cogeração de processos industriais, evitando que esse gás, altamente impactante no processo de aquecimento global, alcance a atmosfera. O objetivo deste trabalho é apurar o potencial de geração de energia elétrica do biogás gerado pelos RSU dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, por meio de pesquisa junto às Prefeituras Municipais, às Câmaras Municipais e ao aterro sanitário de Dois Arcos, localizado em São Pedro da Aldeia, e por meio de metodologia que considera o Produto Interno Bruto (PIB) na determinação do quantitativo e composição dos RSU. Esses dados foram plotados no software Biogás: geração e uso energético aterro – versão 1.0”! desenvolvido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). Verificou-se que essas cidades coletam aproximadamente 279 toneladas/dia de RSU, com um potencial de geração de energia estimado de 168.113,56 kW em um período de 50 anos de deposição de resíduos. Considerando um percentual médio de rendimento de conversão de 33 %, obtém-se uma potência estimada útil de 55.399 kW. As projeções para um aterro sanitário hipotético consorciado entre os municípios indicam que os prováveis custos e condições para a comercialização da energia elétrica e de créditos de carbono não seriam atrativos economicamente. Todavia, há que se considerar esta e outras iniciativas para aproveitamento do biogás com o fim de equacionar o grande passivo gerado pela deposição
destes resíduos.

Palavras chave: Resíduos sólidos. Gerenciamento de resíduos. Aproveitamento energético. Biogás.

TEIXEIRA JUNIOR, Luiz Carlos. MSW Management: Assessment of biogas energy production potential from solid waste produced by the towns of Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio and São Pedro da Aldeia. Presented on 31/10/2012, 69 pages. Masters Dissertation Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IFF-Macaé. Macaé, 31/10/2012.
Modern society has shown an increasing demand for power. In Brazil, power generation comes mostly from hydraulic sources. Such fact makes our power production centers be in general away from cities, which requires a complex distribution network for the increasing needs. Search for alternative and decentralized power generation sources has been encouraged by the Ministry of Mines and Power. A power generation source that has been growing in Brazil is biomass, from both burning of sugarcane bagasse and burning of biogas, which is a result from organic waste biodigestion. Within this context, correct management of municipal solid waste (MSW) enables reuse of energy from biogas for electric power generation or cogeneration of industrial processes, preventing this gas which has a high impact on global warming from reaching the atmosphere. This work aims to verify the electric power generation potential from biogas resulting from MSW from the towns of Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio and São Pedro da Aldeia, through a research made at local Government Offices and local Houses of Representatives, at Dois Arcos waste landfill, in São Pedro da Aldeia, with a methodology considering Gross Domestic Product (GDP) to determine quantities and composition of MSW. This data was plotted in software Biogás:
Geração e uso energético Aterro versão 1.0, developed by Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). It was found that these towns collect approximately 279 tons of MSW a day, with an estimated power generation potential of 168,113.56 kW after 50 years of waste decomposing. Considering a yield conversion percentage of 33%, a useful estimated power of 55,399 kW was obtained. The projections for a hypothetical waste landfill consortiated between the cities showed that the probable costs and conditions for electric power and carbon credits commercialization would not be attractive economically. However, it is necessary to consider this and other initiatives for better use of biogas in order to address the big environmental passive generated by this waste disposition.

Keywords: Solid waste, waste management, energy reuse, biogas.

PDF document Luiz Carlos Teixeira Junior.pdf — Documento PDF, 4.05 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.