Delimitação de áreas prioritárias para recuperação de vegetação nativa e controle de dispersão da Casuarina Equisetifolia L no Parque Estadual da Costa do Sol, a partir de imagens aéreas obtidas com VANT

por Álvaro Domingues publicado 05/02/2019 09h44, última modificação 17/12/2019 14h53

Victor Barbosa Saraiva

Coorientador: Manildo Marcião de Oliveira

A espécie arbórea Casuarina equisetifolia L têm sido estudada em função de seus atributos comerciais e seu potencial invasor e ameaçador às espécies nativas. Nesse contexto, um levantamento de trabalhos relacionados a essa espécie foi realizado através de Revisão sistemática e foram encontrados artigos que indicam a melhor forma de manejo para áreas que sofrem com a invasão da Casuarina equisetifolia L. Este trabalho objetivou avaliar a quantidade e qualidade de artigos relacionados à C. equisetifolia L, explicitando sua relevância acadêmica por meio da avaliação Qualis Capes e do Journal Citation Reports para a identificação de métodos que possam ser utilizados no controle da invasão de Casuarina no Parque Estadual da Costa do Sol - PECS. Foram elencados em bases de dados bibliográficos os artigos sobre a espécie vegetal. Ficou constatado que o tema possui grande relevância, pois em sua maioria, as publicações foram realizadas em revistas de grande abrangência científica nacional. Avanços tecnológicos têm sido usados a favor da proteção e conservação do meio ambiente em todo mundo, e no caso dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), ou seja, aeronaves que dispensam a utilização de pessoas embarcadas para serem pilotadas, não é diferente. O VANT apresenta diversas aplicações práticas, dentre elas é destacado neste trabalho, sua capacidade quanto ao sensoriamento remoto. Com auxílio de imagens aéreas obtidas por meio de um VANT, este trabalho apresenta métodos cujo o objetivo ajudar na conservação da vegetação nativa no PECS, determinando áreas prioritárias a serem controladas a dispersão de vegetação invasora Casuarina equisetifolia L. A pesquisa foi baseada em experimentos em dois fragmentos do PECS no município de Arraial do Cabo. Ambos os experimentos pautados em imagens aéreas obtidas pelo VANT e referenciadas geradas por meio de dados obtidos e trabalhados no Google Earth. Os resultados gerados destes experimentos foram fotos interpretados e expostos os resultados. A partir das imagens geradas, foi possível observador de modo mais claro e indicar a escolha de áreas prioritárias a serem escolhidas para controlar a dispersão da casuarina além confirmar hipóteses de alguns autores que escreveram artigos acerca do comportamento da vegetação invasora.
Palavras-chave: Vegetação exótica, espécie invasora, sensoriamento remoto, veiculo aéreo não tripulado, ameaça a vegetação nativa.

The tree species Casuarina equisetifolia L has been studied in function of its commercial attributes and its potential invading and threatening native species. In this context, a survey of works related to this species was performed through a systematic review and articles were found that indicate the best management for areas suffering from invasion of Casuarina equisetifolia L. This study aimed to evaluate the quantity and quality of articles related to C. equisetifolia L, explaining its academic relevance through the Qualis Capes evaluation and the Journal Citation Reports for the identification of methods that can be used to control the invasion of Casuarina in the Parque Estadual da Costa do Sol- PECS. bibliographical data articles on the plant species. It was verified that the subject has great relevance, since in the majority, the publications were realized in magazines of great national scientific scope. Technological advances have been used to protect and conserve the environment around the world, and in the case of unmanned aerial vehicles (UAVs), ie aircraft that do not require the use of people on board to be piloted, is no different. The VANT presents several practical applications, among which is highlighted in this work, its capacity for remote sensing. With the help of aerial images obtained through a UAV, this work presents methods whose objective is to help the conservation of native vegetation in the PECS, determining the priority areas to be controlled for the dispersion of invasive vegetation Casuarina equisetifolia L. The research was based on experiments in two fragments of PECS in the municipality of Arraial do Cabo. Both experiments were based on aerial images obtained by the UAV and referenced generated through data obtained and worked in Google Earth. The results generated from these experiments were interpreted photos and exposed the results. From the generated images, it was possible to observer more clearly and to indicate the choice of priority areas to be chosen to control the casuarina dispersion, besides confirming the hypotheses of some authors who wrote articles about the behavior of the invasive vegetation.
Keywords: Exotic vegetation, invasive species, remote sensing, unmanned aerial vehicle, threatened native vegetation.

PDF document Dissertação_PPEA_ Alvaro 01_02_2018. corrigida.pdf — Documento PDF, 3.77 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.