Egresso fala sobre a capital do petróleo

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 15/08/2017 09h54, última modificação 15/08/2017 09h54
A palestra proferida pelo professor doutor Rafael Nogueira Costa aconteceu no auditório da UFRJ em Macaé.
Rafael Costa em palestra no Nupem

Programação fez parte do Ciclo de Palestras promovido pelo Nupe. (Foto: Acervo Rafael Costa)

Rafael Nogueira Costa, egresso do PPEA e professor da UFRJ, proferiu palestra na última quinta-feira, 10 de agosto de 2017, no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Campus Macaé. O tema foi “As cidades invisíveis da Capital do Petróleo”.

O Nupem mantém uma agenda de palestras semanais com docentes e convidados para apresentação de pesquisas em andamento. O tema abordado pelo professor Rafael faz parte do trabalho desenvolvido em Macaé. “É uma reflexão crítica sobre a cidade e suas contradições. Uso referência da própria Biologia e da Antropologia para realizar essa descrição”, explica.

Segundo ele, o título de “capital do petróleo” é uma invenção dos políticos que outorgaram o título à cidade, visto que a cadeia produtiva do petróleo é fluida e a Bacia de Campos encontra-se a 150km de distância. “Esse título traz coisas boas e elementos negativos. As cidades invisíveis são as comunidades com falta de estrutura, saneamento básico, como por exemplo Águas Maravilhosas que é uma comunidade que foi assentada em cima do antigo lixão da cidade. Também discuto sobre o Lagomar e a relação de conflito da comunidade com o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, inclusive das casas e processo de remoção. Discuto também o manguezal e as comunidade das Malvinas e Nova Holanda, que são áreas de exclusão social e existem poucos projetos da prefeitura vinculados à essas comunidades. Eu faço essa reflexão: será que ostentar esse título é tão simples assim?”, questiona o professor.

Rafael cursou o Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense em 2010 e fez doutorado em Meio Ambiente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). É parceiro do PPEA no projeto da Insitu Produções do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais (Nupern) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental  do IFFluminense, que produz vídeos ligados à temática ambiental.