Notícias

Reserva Biológica da União

IFFluminense tem assento no Conselho da Rebio

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 22/09/2017 13h28, última modificação 22/09/2017 13h28
Professores do PPEA agora fazem parte do Concruni
Reunião Rebio em 22.09.17

Primeira reunião da Rebio União com a participação do IFFluminense. (Foto: Wilmar Wan-De-Rei de Barros Jr.)

Os professores do Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense, José Augusto Ferreira da Silva e Marcos Antonio Cruz Moreira são os representantes da instituição junto ao Conselho Consultivo da Reserva Biológica da União (Concruni), no biênio que se inicia.

Segundo a coordenadora do Mestrado, Maria Inês Paes, a importância de participar do Concruni é poder colaborar com estudos e pesquisas necessárias à gestão da Reserva Biológica União, importante Unidade de Conservação que protege fragmento expressivo do bioma da Mata Atlântica (hotspot da biodiversidade) e também corpos hídricos de diversas bacias hidrográficas, entre elas a do córrego Purgatório, tributário do rio Macaé.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental já possui um projeto em curso, denominado “Contaminação do solo por creosoto em uma unidade de conservação de proteção integral: o caso da Reserva Biológica União - RJ/Brasil”. O trabalho resultou na pesquisa de dissertação defendida por Jullie Siqueira Vianna no último dia 14 de setembro, quando foi entregue o documento de indicação dos representantes no Conselho ao gestor da Rebio União, Whitson Costa.

A primeira reunião com as novas representações aconteceu nesta sexta-feira, 22 de setembro de 2017. Na ocasião, a mestra pelo PPEA e servidora do IFF, Jullie Siqueira Vianna, apresentou seu trabalho ao Concruni.


Sobre a Rebio

Criada em 1998, a Reserva Biológica da União tem o objetivo de assegurar a proteção e recuperação de remanescentes da Floresta Atlântica e formações associadas, da fauna típica, que delas depende, em especial o mico-leão-dourado. A área da Reserva Biológica União se estende pelas terras dos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé.

Para saber mais, visite a página da Rebio União.