Notícias

Dissertação

Pesquisa do PPEA colabora com Reserva Natural do Porto do Açu

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 18/12/2020 14h42, última modificação 18/12/2020 15h05
Colaboradores: Luis Felipe Umbelino
Por meio de compostagem, resíduos do Porto do Açu ajudarão a fertilizar as mudas do Programa de Recomposição Florestal de Restingas.
Michelle Pereira mestranda do PPEA

A mestranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental do IFFluminense, Michelle dos Santos Pereira, apresentou no dia 09/12/2020 a defesa da dissertação para a conclusão do curso, na modalidade profissional. A defesa ocorreu remotamente devido às medidas de segurança sanitária adotadas na pandemia. A pesquisa intitulada “PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES POR MEIO DA COMPOSTAGEM PARA UTILIZAÇÃO EM ÁREAS DE RECOMPOSIÇÃO DE RESTINGA” foi realizada sob a orientação da professora D.Sc. Angélica Cunha dos Santos, com a co-orientação do professor D.Sc. Luis Felipe Umbelino, numa parceria entre o IFF, em colaboração com a Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN Caruara do Porto do Açu.

O projeto de pesquisa teve como objetivo promover uma alternativa de destinação ambientalmente adequada para os resíduos orgânicos provenientes da região industrial do Porto do Açu, a qual por meio do processo de compostagem foram produzidos fertilizantes orgânicos que serão utilizados nos plantios de mudas nativas do Programa de Recomposição Florestal de Restingas, realizados pela RPPN Caruara. Uma excelente prática de Economia Circular, na qual os resíduos orgânicos produzidos serão reciclados, sendo convertidos em uma fonte de nutrientes para o solo e as plantas da região, fortalecendo os valores da Companhia em termos de responsabilidade ambiental.

A pesquisa cumpriu a missão do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental do IFF, que visa incorporar e/ou aprofundar a dimensão ambiental na formação de profissionais da área tecnológica, atuantes em corporações e órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente, de modo a proporcionar a construção de alternativas que compatibilize desenvolvimento regional e qualidade ambiental, em atendimento a demandas governamentais, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.