Notícias

PPEA

Trabalho mostra índices de salubridade na comunidade de Gargaú, em São Francisco do Itabapoana

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 31/05/2017 13h57, última modificação 31/05/2017 14h24
Pesquisa foi feita junto a catadores de caranguejo e pretende auxiliar na tomada de decisões para os gestores locais.
Defesa Rachel Salles

Rachel Salles obteve o título de mestra com nota máxima.

 A aluna Rachel Salles apresentou na tarde desta terça-feira, 30 de maio de 2017, o seu trabalho de conclusão do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPEA). Participaram da banca os professores Francisco de Assis Esteves, diretor do Nupen UFRJ e Vicente de Paulo Santos de Oliveira, e Maria Inês Paes, docentes do PPEA.

 O trabalho intitulado “Estudo dos indicadores e índices de salubridade ambiental aplicados a regiões estuarinas: o caso da comunidade de Gargaú, São Francisco do Itabapoana/RJ” foi elogiado pelos componentes da banca e obteve a nota máxima. “Dá pra ver que esse trabalho foi feito com muito cuidado e muita paixão”, disse o professor Francisco.

 A aluna disse que pretende continuar a sua pesquisa no doutorado. “Meu objetivo é conseguir um tratamento de esgoto para a comunidade, que vive em condições precárias”, disse Rachel.

 O professor Vicente sugeriu a transformação do trabalho em relatório técnico para ser apresentado a Prefeitura de São Francisco do Itabapoana. “Temos que tornar essa informação palatável para construir uma ponte entre o Instituto Federal Fluminense e a sociedade”, complementou o professor Francisco.