MESTRADO EM SISTEMAS APLICADOS A ENGENHARIA E A GESTÃO

Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Pós-graduação Stricto Sensu > Mestrado em Sistemas Aplicados a Engenharia e a Gestão

Apresentação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/12/2015 16h15, última modificação 21/03/2017 19h03
Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão

Objetivo:

 Este curso possibilita a verticalização de formação para os egressos das graduações, principalmente mas não exclusivamente, das Ciências Exatas e da Terra, das Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas, bem como profissionais com atuação em organizações (públicas ou privadas) com interesse em aprimorar seus conhecimentos em sistemas computacionais.

 É importante notar que, embora os sistemas computacionais representem o eixo integrador da proposta (área de concentração), o discente não necessariamente tem que atuar diretamente na área de Computação, já que ambas linhas possuem projetos tanto para ingressos com perfil de desenvolvedores de soluções aplicadas, como para aqueles com perfil de implantadores destas soluções, ambos com visões críticas. Em outras palavras, para aqueles que identificam a Computação como fim ou como meio.

 O curso identifica que as organizações produtivas possuem internamente duas vertentes onde os profissionais atuam: a gestão e a engenharia. Desta forma, suas duas linhas, enquanto são unidas pelo mesmo eixo temático - os sistemas computacionais - se concentram cada uma em uma vertente, sendo a linha de Sistemas Aplicados à Gestão e a linha de Sistemas Aplicados à Engenharia.

 

 

I. Sistemas Aplicados à Engenharia

 O objetivo desta linha é modelar, integrar e desenvolver sistemas que suportem a resolução de problemas abordados pelas Engenharias, tendo uma temática voltada a construção de modelos e sistemas de software e hardware que deem suporte a execução de processos produtivos e/ou interagem com o ambiente onde esses processos são executados. Desta forma, a produção de conhecimento na linha está relacionada a uma ou mais dessas três atividades: (i) investigação de problemáticas de sustentabilidade e sua relação com os processos produtivos, (ii) modelagem computacional, entendida como o trabalho de representação e simulação de soluções para problemas de Engenharia, analisando os fenômenos, desenvolvendo modelos físico­-matemáticos para sua descrição, e elaborando códigos computacionais para obtenção das soluções; (iii) integração e desenvolvimento de sistemas, que é o processo de definir, projetar, testar e implementar aplicações que envolvem um ou mais de software, hardware e sensores.

 

II. Sistemas Aplicados à Gestão

 O objetivo desta linha é analisar, elaborar modelos e desenvolver sistemas computacionais que apoiem a gestão de negócios, empregando técnicas de tomada de decisão e Engenharia de Sistemas, assim como, avaliar criticamente a adoção de soluções tecnológicas aplicadas ao negócio nas organizações. Atualmente as organizações possuem demandas crescentes por qualidade e tecnologias que contribuam para seu desenvolvimento sustentável. Para isso se faz necessário desenvolver e/ou analisar sistemas aplicados a gestão, de maneira que estes sejam eficientes e adaptados aos processos de negócio, de forma a promover a melhoria da organização.

 

Público alvo

 Portadores de diplomas de Curso de Graduação nas áreas de Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e da Terra ou outros Cursos de Graduação que possuem interesse em aprofundar seus estudos em Sistemas Aplicados à Engenharia e/ou Gestão.