MESTRADO EM SISTEMAS APLICADOS A ENGENHARIA E A GESTÃO

Gestão Integrada de Projetos e Processos

por Simone Vasconcelos publicado 17/10/2018 09h52, última modificação 17/10/2018 09h52

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de metodologias e soluções tecnológicas para as áreas de Gerência de Projetos e de Processos, assim como a análise crítica de metodologias e soluções tecnológicas já existentes na industria e na academia.  São utilizadas diversas metodologias e guias, tais como: PMBOK, MPS.Br, SCRUM, Lean, Project Model Canvas, ABPMP, BPMN e outros.

O Núcleo de Engenharia de Software (NES) desenvolve uma solução tecnológica para apoiar Gestão de Projetos e de Processos, utilizando todas as metodologias e guias citadas anteriormente. Esta solução tecnológica é conhecida como ferramenta "Gestão Integrada" e surgiu da necessidade das organizações que trabalham com projetos e processos de integrar as informações geradas através de um único ambiente, onde o planejamento seja realizado de forma colaborativa, com reaproveitamento de dados, aumento da produtividade e facilidade de monitoramento. Através da coletânea de informações em um único ambiente é possível integrar a gerência de projetos e a gerência de processos, gerando diversos tipos de consultas e relatórios para apoio na tomada de decisões, além de fornecer uma base histórica dos projetos.

A ferramenta Gestão Integrada ganhou o prêmio de "Melhor projeto na categoria Inovação do ano de 2013" pela revista Mundo Project Managemant (MPM).

Em relação as metodologias desenvolvidas neste projeto, pode-se destacar a integração entre projetos e processos, integração entre as metodologias e guias já existentes, proposta de novos métodos para gestão de processos e projetos através de recursos visuais e interativos, etc.

Em relação as soluções tecnológicas, pode-se destacar a ferramenta Gestão Integrada que trata de processos e projetos de forma integrada e oferece a possibilidade para os gestores de utilizar quaisquer metodologias e guias citados anteriormente. Além disso também é possível trabalhar com um ambiente de simulação e game aplicado a escritório de projeto e processo.

 As disciplinas sugeridas para serem cursadas pelos discentes alocados neste projeto, além das obrigatórias, são: Qualidade e Produtividade, Competitividade e Inovação, Computação Gráfica Aplicada, Gerenciamento de Processos de Negócio, Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Gestão, Análise Decisória, Modelagem, Análise e Simulação, e outras que forem pertinentes ao tema da dissertação.