MESTRADO EM SISTEMAS APLICADOS A ENGENHARIA E A GESTÃO

Plataformas Integradas de Negócio, Software e Pessoas

por Simone Vasconcelos publicado 17/10/2018 09h50, última modificação 17/10/2018 09h50

Este projeto visa a modelagem e a integração entre negócios, tecnologias e recursos humanos dentro de um contexto de ecossistema de software. Além da modelagem, será possível prover inovações no contexto destas áreas, seja no desenvolvimento de soluções tecnológicas como na aplicação das mesmas nas organizações.

Uma das plataformas utilizadas é a chamada "Ambiente Integrado", esta plataforma é composta pela integração de diversas soluções tecnológicas, cada qual com o objetivo de automatizar determinados processos para desenvolvimento de softwares (de acordo com metodologias de maturidade de processo de software, tais como: MPS.Br e CMMI) e de outros produtos. O "Ambiente Integrado" é desenvolvido pelos pesquisadores e bolsistas do Núcleo de Engenharia de Software (NES).

A plataforma "Ambiente Integrado" possui como características principais o código aberto, a facilidade de extensão e configurações personalizadas. Essas características facilitam a implementação de soluções tecnológicas por meio de configurações, implementação de formulários eletrônicos e de plugins específicos para a obtenção dos resultados desejados.

 As principais disciplinas de dão sustentação para este projeto, além das obrigatórias, são: Gerenciamento de Processos de Negócio; Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Gestão; Técnicas de web semântica; Qualidade e Produtividade; Inteligência na Web e Big Data, além de outras que contribuam com a dissertação elaborada neste projeto.