Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Diretorias Sistêmicas > Diretoria de Comunicação > Informativo Eletrônico do IFFluminense (InFForme) > InFForme N.º 15 > Campus Avançado Maricá acompanha obras de sua futura sede

Campus Avançado Maricá acompanha obras de sua futura sede

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 17/07/2017 21h52, última modificação 17/07/2017 21h52
A previsão é de que as obras da sede definitiva do campus sejam concluídas em dezembro deste ano.

 Servidores que integram a Comissão Local de Acompanhamento da Obra visitaram as futuras instalações da sede definitiva do Campus Avançado Maricá, localizada no bairro Ubatiba, no dia 19 de junho de 2017, com objetivo de acompanhar o andamento da obra e interagir com a equipe da empresa contratada e com os representantes da Prefeitura Municipal de Maricá.

 A Comissão tem a incumbência técnica de produzir relatórios sobre a atualização das ações, correlacionando-as ao cronograma de execução da obra apresentado no Termo Aditivo de renovação do Convênio de Cooperação Técnica entre a Prefeitura do município e o Instituto Federal Fluminense. Além disso, a Comissão também problematiza em suas reuniões, na presença dos demais integrantes, as orientações seguidas pela empresa, sob fiscalização de contrato cabível à Secretaria de Obras da Prefeitura.

Campus Avançado Maricá acompanha obras de sua futura sede

(Comissão acompanha o andamento da obra da nova sede do campus)

 A integrante da Comissão Local de Acompanhamento da Obra e professora das disciplinas do Curso Técnico em Edificações, Ana Cláudia Alves, destaca que “o acompanhamento das equipes do IFF, em parceria com a Prefeitura, garantem a acessibilidade a todas as edificações da futura sede, com a criação de rampas, acessos, circulações e banheiros já planejados para atender a norma NBR 9050", afirma, ressaltando que “a implantação da obra do campus, em Ubatiba, encontra-se em local privilegiado, cercado de áreas verdes, com posição estratégica em relação à via principal e ao norte, proporcionando boas condições de iluminação e ventilação naturais, além da beleza natural do local”. 

 A servidora técnica-administrativa Danielle Franco comenta que, em visitas anteriores teve a impressão de que o ritmo da obra estava mais lento e que provavelmente não acabaria no prazo estipulado, mas nas últimas visitas realizadas nos dias 06 e 19 de junho de 2017, pôde perceber que o ritmo está mais acelerado. “O bloco pedagógico já está bem adiantado e logo passará para fase de acabamento. A laje do Auditório já foi concretada, o bloco dos laboratórios está na fase de entijolamento e o bloco da vivência está iniciando o telhado. Ainda falta iniciar a quadra e o Anfiteatro aberto. Esperamos que com esse novo ritmo a obra seja entregue no prazo”, afirma a servidora.

Campus Avançado Maricá acompanha obras de sua futura sede

(Obras estão em ritmo mais acelerado)

 Com uma perspectiva otimista, a diretora-geral do Campus Avançado Maricá, professora Regiane Costa, ressalta a importância da finalização da obra para um projeto de expansão das possibilidades formativas do campus.

 "A comunidade acadêmica necessita de condições infraestruturais favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem de um Curso Técnico, cuja especificidade de atividades em laboratórios tem sido uma das demandas emergentes no contexto de limitação e precariedade da sede provisória. A dinâmica formativa do Instituto - mediando o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, a cultura, as atividades artísticas e esportivas - precisa de espaço apropriado para executar as suas intervenções. Além disso, a garantia das ações administrativas e da assistência estudantil precisa ser fomentada com a melhor distribuição e aquisição de espaços como, por exemplo, um local para a preparação e entrega de merenda escolar”, ressalta.

 Regiane pontua, ainda, que para ampliar as ações do campus para a sociedade maricaense, seja para maior quantitativo de vagas para o Curso Técnico integrado ao Ensino Médio, seja para Cursos de Formação Inicial e Continuada ou para o Ensino Superior, “se faz contundente termos condições razoáveis para zelar pela qualidade educativa em nosso Instituto. Nesse sentido, estamos com uma expectativa bastante positiva para a conclusão da obra na sede Ubatiba, pois nos permitirá alçar novos desafios em prol das demandas sociais, ambientais, culturais, políticas e econômicas do município de Maricá".

 A comunidade acadêmica do campus aguarda o processo de sistematização da obra, previsto para dezembro deste ano, tendo as suas atividades pedagógicas e administrativas realizadas em sede provisória, localizada no bairro Pedreiras, desde 2015.

 Clique na imagem abaixo para ver mais fotos das obras. 

Campus Avançado Maricá acompanha obras de sua futura sede