Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Diretorias Sistêmicas > Diretoria de Comunicação > Informativo Eletrônico do IFFluminense (InFForme) > InFForme n° 14 > Espaço de Ciência, Tecnologia e Cultura do Campus Pádua reforça educação integrada

Espaço de Ciência, Tecnologia e Cultura do Campus Pádua reforça educação integrada

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/04/2017 18h31, última modificação 20/04/2017 17h44
Ambiente é propício para o desenvolvimento de pesquisa e um espaço também dedicado à cultura para que estudantes possam potencializar suas capacidades.

 O Espaço de Ciência, Tecnologia e Cultura do Campus Santo Antônio de Pádua está sendo ampliado com a aquisição de novos equipamentos e materiais de ponta para a prática profissional e formação humanística dos estudantes.

 O projeto do local foi desenvolvido em 2014, quando da construção da primeira versão do Projeto Pedagógico da unidade, e entrou em funcionamento em 2015. O objetivo é torná-lo um lugar em que os estudantes possam desenvolver suas capacidades de maneira livre e com criatividade “para que se tornem, cada vez mais, atores na construção de sua identidade local e regional", aponta o documento.

 Em consonância com a interrelação do ensino, pesquisa e extensão, o Espaço foi criado com o intuito de integrar a proposta de uma educação politécnica, desenvolvendo e potencializando a pesquisa, enquanto consolidação da ciência, bem como contribuindo para superar os limites disciplinares e a dicotomia entre trabalho manual e intelectual. E não é só isso, pretende ser também um espaço para a cultura. “O conceito de ensino médio integrado se passa pela interrelação entre ciência, tecnologia e cultura”, enfatiza o diretor-geral da unidade, Arthur Rezende da Silva.

 O Espaço funciona como um grande laboratório para a prática das teorias aprendidas, com a participação de servidores e alunos, o que facilita a interação do trabalho proporcionando um ambiente integrado de aprendizagem. Professores das áreas de ciências da natureza, matemática, e das áreas técnicas estão evolvidos mais de perto, além dos técnico-administrativos de laboratório, bem como os estudantes de todos os Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados pelo campus: Administração, Logística, Automação e Edificações. “A ideia é tentar minimizar a fragmentação característica dos laboratórios”, reforça Arthur.

 Atualmente, o local está sendo equipado com instrumentos de ciência e tecnologia, da parte de ciências da natureza e matemática, que representam 20% do material comprado. “São equipamentos importados da Alemanha, com um alto padrão de qualidade”, explica o diretor. O campus também recebeu três Controles Lógicos de Programação (CLPs) que irão atender ao curso de Automação. Os demais equipamentos deverão chegar entre os meses de abril e maio. De acordo com Arthur, as empresas fornecedoras realizarão uma capacitação com os servidores envolvidos. “A compra desses equipamentos representa um investimento significativo. São equipamentos de ponta que estarão à disposição para a prática profissional dos estudantes”, ressalta.

A entrega dos equipamentos de Ciências foi acompanha pelo Grêmio Estudantil e a empresa fornecedora fez uma demonstração para os estudantes.

A entrega dos equipamentos de ciência e tecnologia foi acompanhada pelo Grêmio Estudantil e a empresa fornecedora fez uma demonstração para os estudantes.

 De acordo com o diretor-geral, o tema “cultura” tem provocado bastante a equipe em relação à estrutura que o espaço deve ter para o seu desenvolvimento. “Estamos estudando a melhor forma de equipar o local, mas ter sediado no dia 12 de abril o lançamento do Plano de Cultura do IFFluminense, nos provoca ainda mais a planejar a cultura integrada à educação profissional e tecnológica”, destaca ele acrescentando que o termo integração engloba a ciência, tecnologia, cultura e trabalho e “não foi à toa que colocamos esse nome no Espaço, por isso toda a logística e compra de equipamentos são para promover as possibilidades e oportunidades desta integração”, finaliza.  

Espaço está sendo equipado com instrumentos de ponta.Também foram entregues três Controles Lógicos de Programação (CLPs) que irão atender ao Curso de Automação.
Espaço está sendo equipado com instrumentos de ponta. CLPs irão atender ao Curso de Automação.