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Apresentação

por Ascom Reitoria publicado 30/09/2015 17h52, última modificação 07/11/2016 17h49
A Política de Comunicação do IFFluminense é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e dos setores de Comunicação Social dos campi/Reitoria.

      Marca da Política de Comunicação                                                   

 A Política de Comunicação do IFFluminense integra definições e orientações para o desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de Comunicação no âmbito do Instituto, que o auxiliarão em sua missão de informar o público e, mais do que isso, estabelecer uma relação de diálogo de forma mais eficiente, atingindo um maior número de pessoas.

 Temas como Comunicação Interna, Canais de Relacionamento, Comunicação e Divulgação Científica e Campanhas de Ingresso fazem parte do documento, que tem como objetivos, entre outros: consolidar a Comunicação no IFFluminense como um processo estratégico de gestão, por meio da construção de diretrizes, normas e princípios; consolidar as estruturas de Comunicação com profissionais técnicos, qualificados para atuar na área; estabelecer uma relação institucional no plano da Comunicação entre as unidades do Instituto, tendo em vista formas e procedimentos para execução de ações conjuntas; identificar os públicos de interesse da Instituição para atender as suas demandas, traçando estratégias e mantendo com eles uma comunicação eficaz e duradoura; estabelecer e fortalecer a identidade institucional por meio de estruturas organizadas, programadas e geridas de forma permanente por parte da Instituição.

Metodologia:

 A metodologia adotada para a construção do documento compreendeu três aspectos: trabalho em equipe de todo o Fórum de Comunicação, intercâmbio de conhecimento com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a participação da comunidade.

Momentos de construção da Política de Comunicação:

2014:

  • Implantação do Fórum dos Comunicadores;
  • Intercâmbio com o Instituto Federal de Santa Catarina;
  • Constituição da Comissão de Elaboração (Portaria nº 110 de 27 de fevereiro de 2014);
  • Pesquisa e definição de temas;
  • Pesquisa, leitura e construção dos textos;
  • Reunião com o Colégio de Dirigentes;
  • Elaboração da Minuta;
  • Consulta Pública;
  • Encontros com gestores e representantes da comunidade nos campi;
  • Pesquisa de satisfação (Política e Portal do IFFluminense);
  • Estudos sobre o Portal do IFFluminense.

2015: 

  • Releitura e reconstrução dos textos;
  • Encaminhamento da Minuta à Secretaria do Consup;
  • Estudos e Desenvolvimento do Novo Portal do IFFluminense; migração de conteúdo e lançamento na web. 

2016:

  • Apresentação da Política de Comunicação ao Consup para aprovação em 25 de fevereiro;
  • Implantação


 A partir deste documento e de todo processo de construção e implantação que o envolveu, é possível criar uma verdadeira cultura de comunicação a ser compartilhada por toda a comunidade por meio do estabelecimento de diretrizes e aprimoramento dos fluxos de informação.