Notícias

Ensino

Audiências temáticas debaterão diretrizes para Ensino Remoto Emergencial

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/07/2020 14h21, última modificação 19/07/2020 00h09
De 20 a 31 de julho, servidores, estudantes e a sociedade em geral poderão participar e acompanhar os debates em torno da retomada das atividades de ensino no Instituto.
Audiências temáticas sobre reabertura do calendário letivo começam no dia 20

Cada audiência abordará questões relacionadas à adoção do ensino remoto emergencial (Arte: Julio Negri).

 O processo de discussão sobre a reabertura do calendário letivo no IFF e de que forma isto irá acontecer avança mais uma etapa a partir do dia 20 de julho, quando começam as audiências temáticas com servidores, estudantes e comunidade em geral, seguindo até o dia 31 de julho.

 Ao todo, serão 12 audiências, cada uma com uma temática diferente, mas em função de um objetivo: avaliar se é possível reabrir o calendário letivo no Instituto e como isso poderia acontecer tendo em vista a adoção do ensino remoto emergencial e todas as suas complexidades, além das diversidades e particularidades de alunos, servidores, cursos e disciplinas.

 Inicialmente, foram formados 12 grupos temáticos (GTs) com a participação de 56 servidores da Reitoria e dos campi com a função de coordenadores das audiências. Os grupos vêm se reunindo para organizar reflexões e proposições iniciais que darão base para os debates (Relembre AQUI).

 As audiências terão 75 participantes entre servidores e alunos previamente inscritos, com cota definida para cada campus, que poderão fazer sugestões e apontamentos, em um trabalho de construção coletiva. Eles receberão o link para acessar a sala de reunião em seu e-mail institucional, no caso dos servidores, e pessoal, no caso dos alunos. O número de participantes foi aprovado pelo Colégio Dirigentes e os campi farão seus processos internos de indicação das pessoas.

 Realizadas pelo sistema de webconferência da RNP, as audiências serão transmitidas pelo Portal do IFF para que todos os interessados possam acompanhar os debates. Para esse grupo, será possível comentar e encaminhar questões que eventualmente poderão subsidiar os entendimentos, mas que não serão respondidas no momento da audiência. 

 O calendário começa nesta segunda-feira, 20 de julho, às 14h com o tema “Atividades de Pesquisa”. As audiências do turno da manhã serão realizadas das 09h às 12h, e as da tarde, das 14h às 17h.

 O professor do Campus Itaperuna, Bruno Jardim, integra o GT que trata do tema “Limites de número de disciplinas e cargas horárias para as atividades remotas emergenciais; Tipos de atividades, Plano de atividades e de reposição de conteúdos” e conta que o grupo tem trocado experiências de suas vivências na diversidade dos campi e suas respectivas comunidades. “Penso que, com a escuta da comunidade e o trabalho coletivo dos membros das audiências temáticas, poderemos apresentar um caminho seguro e inclusivo para a retomada do calendário letivo”, acredita.

 Raísa Moreira de Lemos, servidora do Campus Quissamã, integra a discussão do tema “Ampliação e melhoria do acesso digital dos estudantes” e acredita que as audiências serão necessárias para discutir uma forma de retornar as atividades e atender os alunos. “São muitas questões a serem analisadas, então será um momento em que a comunidade poderá apresentar soluções, além de trocar informações com os demais campi para, assim, chegarmos no melhor resultado para os nossos alunos que estão ansiosos e preocupados em perder o ano letivo. Esperamos poder traçar um bom plano de retorno das atividades letivas prezando em primeiro lugar pela saúde de todos”. 

 Os resultados das audiências serão transformados em uma relatoria que subsidiará a construção de uma diretriz para nortear os campi na construção de seus Planos de Atividades.

 “Todos os nossos esforços neste momento, com as audiências temáticas, são para garantir que cada um de nossos estudantes, de todos os cursos e em quaisquer condições possam ter as melhores condições possíveis para assegurar a aprendizagem diante do contexto”, explica o professor José Augusto Ferreira membro da comissão de acompanhamento do trabalho. “Da mesma forma, a construção das ações deve respeitar as dificuldades/desafios impostos aos nossos servidores, em todas suas possibilidades de atuação, e particularidades de suas comunidades. Nesse espaço de diálogo, tem-se como objetivo formular diretrizes que garantam o entendimento do que são atividades remotas e quais princípios básicos devem ser adotados para a viabilização dessas atividades”, acrescenta.

Data da AudiênciaTema

20/07: 14h

Atividades de pesquisa;

21/07: 14h

Ampliação e melhoria do acesso digital dos estudantes (auxílio inclusão digital e empréstimo de máquinas); Distribuição de material impresso e digital;

22/07: 14h

Apoio à saúde mental aos servidores e estudantes;

23/07: 9h

Limites de número de disciplinas e cargas horárias para as atividades remotas emergenciais, considerando diferenças de nível, modalidade, eixos tecnológicos, turnos e cursos; Tipos de atividades síncronas e assíncronas; Plano de atividades práticas, de laboratório e estágios; Plano de reposição de conteúdos para os estudantes que não acessaram as atividades remotas, durante o distanciamento, em intervalos do calendário e após o retorno das atividades presenciais;

 23/07: 14h

Ações de fortalecimento e orientação para uso do AVA institucional e de outras ferramentas e plataformas; Apoio técnico e pedagógico para os professores, orientado à produção de materiais, execução das atividades remotas e disponibilização de equipamentos; Repositório e/ou site colaborativo para hospedagem de objetos de aprendizagem;

27/07: 14h 

Editais de monitoria e tutoria virtuais para apoio às atividades remotas; Acompanhamento pedagógico para os estudantes; Necessidades educacionais especiais;

28/07: 14h

Plano de utilização dos laboratórios de informática, como apoio, após o retorno das atividades presenciais; Escalonamento de horários de entrada para evitar aglomerações no retorno às atividades presenciais; Utilização de refeitórios; Utilização de alojamentos estudantis; Utilização de bibliotecas; Limites de estudantes por espaço físico nas aulas presenciais;

 29/07: 9h

Atividades de extensão;

 29/07: 14h

Adaptação do portal institucional, orientada ao acesso e acompanhamento das atividades remotas e desenvolvimento de outras formas de comunicação com estudantes; Comunicação com as comunidades;

 30/07: 9h

Avaliação e acompanhamento das atividades remotas;

 30/07: 14h

 

 Assistência Estudantil

 31/07: 9h

Avaliação da aprendizagem e promoção dos estudantes;


CampusParticipantes por audiência
Bom Jesus sete servidores e um estudante
Cabo Frio sete servidores e um estudante
Cambuci três servidores e um estudante
Campos Centro dez servidores e um estudante
Campos Guarus sete servidores e um estudante
Itaperuna sete servidores e um estudante
Macaé sete servidores e um estudante
Maricá três servidores e um estudante
Quissamã cinco servidores e um estudante
São João da Barra três servidores e um estudante
Santo Antônio de Pádua cinco servidores e um estudante