Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Conif terá posse virtual da Diretoria Executiva Gestão 2021

Notícias

Conif terá posse virtual da Diretoria Executiva Gestão 2021

Rede Federal

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, assumirá a vice-presidência de Relações Institucionais do Conselho.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/02/2021 13h37, última modificação 22/02/2021 15h16
Exibir carrossel de imagens A reitora do IFC, Sônia Regina de Souza, assumirá a presidência do Conif (Foto: Divulgação Conif)

A reitora do IFC, Sônia Regina de Souza, assumirá a presidência do Conif (Foto: Divulgação Conif)

 Gestores, estudantes, servidores e toda a comunidade acadêmica da Rede Federal estão convidados para acompanhar a posse da nova Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), nessa terça-feira, dia 23 de fevereiro, às 17h. Pela primeira vez, o evento acontece em formato totalmente digital e será transmitido na página oficial do Conif no YouTube.

 Eleita durante a 23º Reunião Virtual do Conselho, quem assumirá a presidência será a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes. Os desafios da pandemia e pós-pandemia e o orçamento limitado para o próximo ano são alguns dos desafios que a nova gestão terá pela frente.

 A nova diretoria será composta ainda pelos reitores Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que assume como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; Cláudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), que foi eleito como vice-presidente de Relações Parlamentares; Jefferson Manhães de Azevedo, do Instituto Federal Fluminense (IFF), que será o vice-presidente de Relações Institucionais; e Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que assume como vice-presidente de Assuntos Administrativos.

 A posse terá a participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Wandemberg Venceslau. Os deputados Professora Dorinha Seabra, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, e Reginaldo Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, além do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto, também vão participar da cerimônia. Todos os convidados participarão da solenidade de maneira remota.

 Escolhido entre os reitores da região Sudeste para ocupar uma das vice-presidências do Conif, Jefferson Manhães ressalta que sua responsabilidade será estreitar as relações com as embaixadas, com os outros países, na perspectiva do diálogo internacional, mas, especialmente, no diálogo nacional com as instituições.

 “Estamos em um momento que exige que todos nós que temos um compromisso com a educação, com a ciência e a tecnologia possamos estar unidos, num tempo em que temos um orçamento diminuído para essas áreas, mas ao mesmo tempo a necessidade de uma ação mais robusta. Hoje, pela questão pandêmica, nós percebemos que a educação, a ciência e a tecnologia tornaram-se elementos decisivos para que nós, enquanto humanidade, pudéssemos enfrentar essa pandemia. Para ter ciência e tecnologia de qualidade precisamos ter uma base educacional muito solidificada. Esse é o desafio da nova diretoria e temos como pauta fazer com que a Rede Federal tenha atrelada a sua visão estratégica com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU", destaca Jefferson.  

 Conif – criado em 24 de março de 2009, o Conselho tem dentre os objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o país.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif, com adaptações

registrado em: , , ,