Empresas Juniores do IFF são premiadas no RioJunior

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/12/2019 12h14, última modificação 26/12/2019 13h38
A Lignum e a Áurea estiveram entre as empresas juniores que mais se destacaram no Estado do Rio, em 2019.
Empresas Juniores do IFF são premiadas no RioJunior

A Áurea e a Lignum conquistaram seis prêmios

As empresas juniores do Instituto Federal Fluminense Áurea Soluções e Projetos, do Campus Campos Centro, e Lignum Ambiental Jr, do Campus Campos Guarus, receberam seis premiações no Prêmio RioJunior, realizado no último sábado, dia 14 de dezembro, no Centro de Convenções CVC, em Botafogo, no Rio de Janeiro-RJ.

O evento, promovido pela Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro (RioJunior), premia as empresas que estiveram mais alinhadas à estratégia do Movimento Empresa Júnior (MEJ), reconhecendo aquelas que, por meio de seus projetos, proporcionaram uma maior vivência empresarial a seus membros, venceram os desafios aos quais se propuseram no início de 2019 e causaram impacto no seu ecossistema e na sociedade.

A Áurea Soluções e Projetos foi premiada nas categorias EJ Impacto, pela realização de projetos em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que tiveram impacto na sociedade; Alto Crescimento, pelo faturamento e quantidade de projetos realizados; e EJ Conectada, pela realização de projetos em parceria com outras empresas juniores. A Áurea também obteve o 2.º lugar na categoria Evoluiu, que premia a empresa que mais evoluiu em relação ao ano anterior, observando como indicador o aumento de faturamento em porcentagem.

“Esse ano, tivemos um aumento no faturamento superior a 300% em relação ao ano passado”, ressalta o presidente da Áurea, Rodolfo Ribeiro, destacando que a empresa júnior já realizou 15 projetos em 2019, sendo quatro considerados de impacto. “Ainda temos um em andamento e, caso a avaliação desse projeto pelo cliente seja positiva, será o quinto projeto de impacto desenvolvido pela empresa”, afirma Rodolfo.

A Áurea Soluções e Projetos conquistou prêmios em quatro categorias

A Áurea é uma empresa multidisciplinar, que oferece soluções e projetos em diversas áreas. “Prezamos muito por entregar a solução mais completa possível para nossos clientes. Os principais fatores para alcançar esse resultado foram o trabalho em equipe e o alinhamento do time com um propósito bem definido. Esse reconhecimento é mérito de cada um que já passou pela empresa desde sua fundação e o sentimento que permanece é o de continuar aumentando, exponencialmente, o nosso impacto na sociedade”, destaca Rodolfo.

A Lignum Ambiental Jr, primeira empresa júnior do IFFluminense, que presta serviços de consultoria e educação ambiental, conquistou os prêmios de EJ Conectada, pela realização do projeto de uma Horta Vertical com design personalizado, em parceria com a Áurea; e Alto Crescimento, pela quantidade de projetos fechados e pelo faturamento em 2019.

“O sentimento de dever cumprido e de felicidade é sem explicação, fechamos o ano com 26 projetos, R$ 15.200,00 de faturamento, 94% dos membros executando projetos e 61% de membros participando de eventos”, destaca a presidente da Lignum, Bruna Barbosa, ressaltando o apoio do IFF. “Não conseguiríamos chegar até aqui sem o apoio que sempre foi dado pelo Instituto. Nós seremos eternamente gratos por tudo que o IFF fez e faz por nós!”, finaliza a estudante.

Lignum Ambiental conquistou os prêmios EJ Conectada e EJ Alto Crescimento

O diretor de Internacionalização e Inovação do IFF, Henrique da Hora, que esteve presente na premiação junto com o diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Campos Guarus, Rogério Avellar, comemora os resultados alcançados. "Chegar ao final do ano de 2019 com duas empresas juniores do sistema IFF com sete prêmios é uma alegria muito grande. Não se trata de quantos projetos foram desenvolvidos, nem do faturamento, que é todo revertido no investimento de empreendedorismo das próprias empresas juniores, mas em desenvolver habilidades e competências que são essenciais para o mundo do trabalho”, destaca.

IFF é IES Júnior

Durante a premiação, o IFFluminense foi reconhecido como Instituição de Ensino Superior Júnior (IES Júnior).  O título é concedido a instituições que tem 25% ou mais dos cursos ligados a empresas juniores federadas e que apoiam o empreendedorismo e o movimento empresa júnior dentro do ambiente universitário, proporcionando aos estudantes maiores oportunidades de desenvolvimento de suas competências e de formação de profissionais mais preparados.

No Rio de Janeiro, apenas seis instituições de ensino alcançaram esse reconhecimento. São elas: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Faculdades Ibmec, Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Militar de Engenharia (IME) e UniRedentor.

Para Henrique, o desenvolvimento de competências empreendedoras entre os alunos é um desafio. “Fomentar empresas juniores com o apoio da RioJunior foi uma estratégia exitosa. Ficamos muito honrados com esse reconhecimento da Federação, dando ao IFF a marca de instituição que fomenta o movimento de empresas juniores. É uma marca e tanto para o Instituto, que não tinha empresas juniores há quatro anos”, destaca o diretor, acrescentando que “esse reconhecimento aumenta a nossa responsabilidade. Vamos continuar oportunizando para nossos alunos estes ambientes de criatividade e desenvolvimento”.