Inovação tecnológica

Encontro do Profnit integrou Mostra de Extensão

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/10/2018 16h07, última modificação 22/10/2018 17h46
A reunião contou com curso e oficina ministrados por professores que são referências na área.
Encontro do Profnit integrou Mostra de Extensão

Professores apresentaram panorama da busca patentária e da transferência de tecnologia

O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) realizou encontro voltado para alunos e professores do programa e também aberto aos demais interessados.

O Profnit é ofertado em rede nacional pela  Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), em associação com Instituições de Ensino Superior. Na região, o programa tem o IFFluminense como um dos pontos focais em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

A reunião contou com o curso “Acesso a bases de dados de patentes e busca simples” e oficina de busca patentária e transferência de tecnologia, ministrados pelo doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, e pelo doutor em Engenharia de Produção e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Frey.

Josealdo é coordenador geral do Profnit e um dos idealizadores do projeto, criado no país há três anos. “O benefício, a utilidade de um programa como o Profnit para a sociedade é tornar as empresas mais competitivas por meio da inovação tecnológica, o que já ocorre em países desenvolvidos. Esses cursos buscam criar agentes de inovação, um desafio muito interessante para trazer profissionais que são desesperadamente clamados e necessários nesta nova sociedade”, destacou o professor.

Ele ressaltou ainda que o programa busca uma aproximação entre instituições de ensino e sociedade. “O Profnit visa especialmente à facilitação do acesso do micro e pequeno empreendedor às pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelas das universidades e institutos federais, visto que os micro e pequenos são os que mais geram empregos no país e precisam ter acesso à inovação produzida pelas instituições de ensino”.

“O diferencial desse encontro de alunos e professores é poder contar com a experiência dos dois professores referências no país quando se trata de Profnit”, comentou a coordenadora do Profnit no IFF, Juliana Vidigal.

O pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF, Vicente de Oliveira, ressaltou a importância estratégica do Programa de Mestrado para a instituição. “O Profnit permeia diversas áreas de conhecimento e, assim, fortalece a instituição de modo a integrar seus vários cursos técnicos, graduação e pós-graduação, na verticalização das etapas de ensino e aprendizagem. Além disso, é uma oportunidade de fomentar o empreendedorismo na região, já que o curso vem incentivar essa cultura da inovação que precisamos ampliar aqui”.

O encontro fez parte da programação da X edição da Mostra de Extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a II edição da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizada de 16 a 20 de outubro, na Uenf.

Mais sobre o Profnit

O Profnit é um Programa de Pós-graduação stricto sensu dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais etc. É um curso gratuito e presencial, com duração total de 24 meses, ofertado em todo o país. A aula inaugural com a primeira turma do curso foi realizada no dia 24 de agosto de 2018, no auditório da Reitoria do IFF, em Campos-RJ.

O IFFluminense coordena um dos Pontos Focais, sendo responsável por toda a gestão local do Profnit, envolvendo atividades desde a organização das seleções até a divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula e, já como mestrandos, o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos candidatos aprovados e classificados no processo seletivo.

Josealdo Tonholo é doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (USP).