Edição 2020

Essentia Editora abre oportunidade para publicação de livros

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/06/2020 16h10, última modificação 07/08/2020 08h57
O período para envio de propostas internas e externas será de 15 de junho a 24 de agosto.
Essentia Editora abre oportunidade para publicação de livros

Cada seleção vai contemplar a publicação de dois livros (Arte: Essentia Editora).

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) abriu as suas tradicionais seleções para apoio à publicação de livros propostos pelas comunidades EXTERNA e INTERNA. Os interessados devem estar atentos às regras e aos requisitos para submissão cujo prazo segue até 24 de agosto.

Seleção Externa

Para a seleção externa, poderão encaminhar propostas de publicação para trabalho inédito autores individuais que não tenham vínculo institucional com o IFF; e coautores e organizadores de obra coletiva também sem vínculo institucional com o instituto.

Cada proponente pode submeter uma única proposta que trate de ao menos uma das seguintes temáticas: questões relacionadas às regiões nas quais o Instituto está inserido; e educação profissional e tecnológica no âmbito do ensino público. Ressalta-se que o apoio não contempla livros didáticos ou de ficção.

Ao se inscrever, o autor deve encaminhar para o email edital.livrosessentia@iff.edu.br os seguintes documentos, conforme as orientações do Título II do Edital N.º 60/2020: Ficha de Inscrição do livro - Edital Externo 2020 (Anexo A); Termo de compromisso (Anexo B); Termo de Autorização de Uso de Imagem em Publicação  (Anexo C), se for o caso; texto com a proposta do livro no formato Word, sem identificação dos autores.

As inscrições deferidas pela Comissão de Editores Científicos, após o processo de desk review, serão conhecidas no dia 11 de setembro; e a homologação, divulgada no dia 22 de setembro, será realizada pelo Conselho Editorial, que encaminhará as propostas para avaliação por pareceristas em sistema duplo-cego (sem identificação dos autores/organizadores).

O resultado final será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2021 com a publicação dos livros selecionados em maio de 2022.

Seleção Interna

Para a seleção interna, poderão encaminhar proposta de publicação para trabalho inédito discentes com matrícula ativa no período de inscrição, docentes e técnico-administrativos, aposentados ou não, do IFF. O livro poderá ser de autoria individual, coautoria ou de autoria coletiva – e, nesse último caso, poderão incluir organizadores e autores externos ao IFFluminense. Já as obras de coautoria poderão incluir autores externos ao IFF, desde que não seja o primeiro autor.

Cada proponente deve submeter apenas uma proposta que poderá ser resultado de atividades acadêmicas desenvolvidas no Instituto ou em cooperação com outras instituições, não sendo aceitos livros didáticos nem de ficção.

Os autores deverão enviar o texto em PDF, sem identificação, além dos seguintes documentos, conforme orientação do Título II do Edital N.º 59/2020: Ficha de Inscrição do livro - Edital Interno 2020 (Anexo A); Termo de compromisso (Anexo B); e Termo de Autorização de Uso de Imagem em Publicação (Anexo C), se for o caso.

Servidores do IFF devem enviar a documentação via Suap (orientações no Anexo D); para os discentes, o encaminhamento deverá ser feito, em formato PDF, por e-mail, para o endereço edital.livrosessentia@iff.edu.br.

*Atualização: A Essentia Editora publicou segunda-feira, dia 03 de agosto, retificações nos editais para apoio à publicação de livros pelas comunidades externa e interna. Em ambas as seleções passou a ser aceita a participação de coautores, que poderão encaminhar propostas de publicação para trabalho inédito. Veja as retificações dos editais externo e interno. Confira AQUI a nota sobre a alteração nos editais.

*Notícia atualizada em 05 e 07 de agosto de 2020 para inclusão de retificações nos Editais N.º 59/2020 e N.º 60/2020 de apoio à publicação de livros.