Estudantes e Servidores podem avaliar estruturas, ações e serviços do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/02/2021 17h24, última modificação 03/03/2021 18h02
A Autoavaliação Institucional 2020 estará disponível de 01 a 15 de março para estudantes e servidores avaliarem diversos aspectos institucionais.
Estudantes e Servidores podem avaliar estruturas, ações e serviços do IFF

Questionário estará disponível online, de 01 a 15 de março (Arte: Lionel Mota).

Opinar sobre o que está bom e sobre aquilo que precisa ser melhorado dentro do Instituto Federal Fluminense (IFF): chegou a hora da Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2020.

É bem simples e rápido participar. A pesquisa dura de 5 a 10 minutos, sendo possível pausar e terminar em outro momento.

Servidores e Estudantes do IFF podem participar da pesquisa no período de 01 a 15 de março de 2021. No caso dos servidores, basta acessar o Suap; já os alunos devem clicar AQUI e informar matrícula e data de nascimento.

Todos podem e devem participar, já que a avaliação tem como foco justamente saber a opinião da comunidade acadêmica sobre diversos aspectos institucionais, e utilizar esses dados para trazer melhorias que irão afetar o seu cotidiano na instituição e até a qualidade da formação dos estudantes.

É bem simples e rápido para responder. A pesquisa dura de 5 a 10 minutos, sendo possível pausar e terminar em outro momento. São questões objetivas sobre as políticas de desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, de inovação, infraestrutura entre outras contribuições gerais. “Algumas dessas perguntas são exclusivas para servidores, outras somente para alunos”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o professor Gabriel Solino. “Foram consideradas questões necessárias para elaboração de relatórios institucionais, para avaliação de diversos setores acadêmicos, questões do dia a dia do servidor e do estudante e também questões identificadas como críticas em avaliações anteriores para que assim possa ser observada a evolução dos aspectos”, complementa.

"Têm aspectos do IFF que ninguém melhor do que o próprio estudante para avaliar, questões como acesso à internet, qualidade do refeitório, assistência estudantil, registro acadêmico, dentre outras".

O questionário foi elaborado pela CPA, que conta com representantes docentes, discentes e técnico-administrativos de todos os campi. Quando a pesquisa é encerrada, é feita uma análise estatística seguida de um relatório parcial que é enviado aos gestores para avaliação dos itens críticos. “Essa é traduzida em ações estratégicas, agrupadas em um relatório final encaminhado à comunidade do IFF e ao MEC”, explica Gabriel.

Solino acredita que a avaliação de 2020 será muito útil, inclusive para observar os efeitos que o ano marcado pela pandemia da Covid-19 e o distanciamento social trouxeram para a comunidade do IFF, representando um marco para o crescimento da instituição. Ele reforça a importância da participação de todos.

“As respostas do questionário recebem uma análise estatística para determinar nossos pontos fortes e fracos como instituição. Itens críticos são sinalizados, dessa forma facilita e direciona a tomada de decisão da gestão. Têm aspectos do IFF que ninguém melhor do que o próprio estudante para avaliar, questões como acesso à internet, qualidade do refeitório, assistência estudantil, registro acadêmico, dentre outras. Já os servidores transmitem uma visão própria de questões como o reconhecimento de habilidades e competências, mobilidade, comunicação com a chefia e etc.”, destaca.

Em caso de dúvidas e informações sobre a avaliação, entre em contato com a Comissão pelo e-mail comissao.cpa@iff.edu.br.

Para conferir os relatórios da Autoavaliação Institucional dos anos anteriores, acesse AQUI.