Iniciação Científica

Gestão Cultural nas Instituições de Ensino Superior é tema no XI Confict e IV Conpg

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/06/2019 14h45, última modificação 27/06/2019 15h28
Mesa-redonda debateu sobre os desafios e propostas culturais presentes no IFFluminense, UFF e Uenf.

A coordenadora de Cultura do Campus Centro, Aline Portilho, representou o IFFluminense (Foto: Tiago Quintes).

Dando prosseguimento às atividades do XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e IV Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg), a mesa-redonda intitulada “Gestão cultural nas IES: perspectivas em debate” abordou os desafios da Gestão Cultural nas Instituições de Ensino Superior.

Participaram das discussões a coordenadora de Cultura do IFF Campus Centro,  Aline Portilho; a vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Campos, Elis Miranda; e a diretora da Casa de Cultura Villa Maria da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Simonne Teixeira.

Em sua fala, Aline apresentou algumas iniciativas culturais desenvolvidas pelo Campus Centro nos últimos anos, como apoio às ações dos Cursos de Licenciaturas em Letras e em Teatro. A coordenadora também destacou o Plano de Cultura, documento presente em um dos itens do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFFluminense. "Há um movimento para a construção de um lugar específico para a gestão cultural, que perpassa a ação da extensão, da pesquisa e do ensino, mas que não se resume a essas áreas", disse.

Já Elis apresentou um resumo da estrutura da Gestão Cultural da UFF Campos, com destaque para as obras do novo prédio da instituição, ainda em andamento. Ela também salientou que é a partir da cultura que são articuladas as demais áreas de conhecimento, levando em conta as diversas trajetórias, referências e histórias.

Representando a Uenf, Simonne expôs alguns dados sobre seu estudo a respeito dos espaços de cultura nas Universidades estaduais pelo Brasil e também falou sobre a Gestão da Casa de Cultura Vila Maria, um dos patrimônios culturais mais antigos da cidade.

"Foi um avanço muito importante termos esse espaço dentro de um evento como o Confict. Conseguimos avançar em uma construção no sentido de como as Instituições devem se preocupar e colaborar para a Gestão Cultural", finaliza Aline.

O evento, que se estende até sexta-feira, dia 28, engloba o 24.º Encontro de Iniciação Científica da UENF, o 16.º Circuito de Iniciação Científica do IFFluminense e a 12.ª Jornada de Iniciação Científica da UFF.

Veja a programação e todas as informações no site do evento.