Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Gestores do IFF se reúnem com Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro

Notícias

Gestores do IFF se reúnem com Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro

Reunião

Novo conselho, que tomou posse este ano, passou a ser responsável pela regulamentação do exercício dos técnicos industriais, que antes era feita pelo Crea.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/07/2019 13h09, última modificação 17/07/2019 13h09
Exibir carrossel de imagens Dirigentes apresentaram o início das atividades e funcionamento do novo Conselho

Dirigentes apresentaram o início das atividades e funcionamento do novo Conselho

 Gestores da Reitoria do IFF e dos Campi Campos Centro, Campos Guarus e São João da Barra se reuniram com representantes do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), na manhã de terça-feira, dia 17 de julho, na Reitoria do Instituto.

 A reunião teve como pauta a apresentação do início das atividades e funcionamento do novo Conselho, empossado em abril deste ano, que atenderá, exclusivamente, os técnicos industriais de nível médio.

 Desde o dia 20 de setembro de 2018, os técnicos industriais agregados em aproximadamente 90 modalidades, distribuídas entre as áreas de elétrica, civil, mecânica, química, minas e geologia e agrimensura, entre outras, não fazem mais parte do Sistema dos Conselhos Federal e Regional de Engenharia e Agronomia (Confea/Crea). A mudança foi regulamentada pela Lei N.º 13.639/2018, que criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e seus Conselhos Regionais, com a atribuição de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional dos técnicos desta área.

 Para o presidente do CRT-RJ, Sirney Braga, a visita ao IFF “é fundamental para estabelecer um relacionamento com a instituição, apresentar o Conselho e tratar da possibilidade de parcerias futuras”, afirmou, acrescentando que a “instalação de uma sede do CRT-RJ no município de Campos é uma prioridade, pois o quantitativo de profissionais é muito grande nessa região”.

 Sirney informou que a eleição para Conselheiros Regionais do CRT será realizada no dia 01 de agosto de 2019 e terá o IFF Campus Campos Centro como um dos nove locais de votação no estado do Rio. Serão eleitos 30 conselheiros.

 O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFF, José Luiz Boynard, destacou que “com a nossa oferta obrigatória de mais de 50% de vagas de curso técnico, a aproximação com esse novo Conselho é fundamental, pois a questão do Crea deixou à deriva os nosso formandos em edificações, eletrotécnica, informática, e tantos outros, do ponto de vista de pertencer a um conselho de classe, que muita das vezes é exigido pelas instituições que empregam”.

 Também participaram da reunião, pelo IFFluminense, o diretor de Relações Institucionais, Fernando Ferrara, a diretora de Políticas da Educação Básica e Profissional da Pró-reitoria de Ensino, Cátia Viana, os diretores da área de Ensino dos Campi Centro, Guarus e São João da Barra, Cláudia Barroso, Monique Freitas e Maria Lúcia Ravela. Pelo CRT-RJ, além do presidente, estiveram presentes o diretor de Normas e Fiscalização em Campos dos Goytacazes, Italo Júdice, e os assessores Olindino Cerqueira e Alex Santos.

 Para outras informações sobre o Conselho, acesse o site do CRT-RJ.