Notícias

Seleção

IFF abre vagas para reingresso, ingresso de portadores de diploma e transferências interna e externa

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/03/2018 15h20, última modificação 22/03/2018 13h08
Há vagas Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação para diversos campi do Instituto.
IFF abre vagas para reingresso, ingresso de portadores de diploma e transferências interna e externa

Seleções visam o ingresso de estudantes em cursos de nível médio Técnico e Graduação.

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou os Processos Seletivos de Reingresso para estudantes evadidos, Ingresso de Portadores de Diploma, Transferências Externa e Interna. São 1.455 vagas para o 1.º semestre de 2018, nos campi Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Quissamã, Macaé e Cabo Frio.

 As inscrições poderão ser realizadas de 12 a 16 de março, no campus ofertante da vaga pretendida. Os resultados dos Processos Seletivos serão divulgados no dia 28 de março e as matrículas estão previstas para os dias 02 e 03 de abril de 2018. 


Transferência Interna

 A Transferência Interna destina-se aos estudantes de Cursos de Graduação do IFFluminense, que tenham interesse em transferência entre cursos ou transferência entre os campi. Poderão candidatar-se os estudantes regularmente matriculados no 1.º semestre de 2018 desde que o pedido de transferência seja a partir do 2.º período e que haja compatibilidade curricular.

 São 292 vagas para transferência de curso para os campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé, conforme informações do Edital N.º40/2018, disponível em www.selecoes.iff.edu.br.

 As inscrições serão realizadas no campus ofertante da vaga pretendida, no período de 12 a 16 de março de 2018 e o candidato deverá apresentar: a) Requerimento de Inscrição, constante do ANEXO II do Edital; b) Comprovante de renovação de matrícula para o próximo semestre; c) Comprovante de Experiência Profissional na área pretendida, se possuir; d) Carta de próprio punho, justificando o motivo da solicitação de transferência; e) Histórico Escolar atualizado (original e assinado); f) Conteúdo Programático dos componentes curriculares cursados.

 A seleção será por meio de Análise da integridade dos documentos apresentados; Verificação da aprovação do estudante nos componentes curriculares dos períodos anteriormente cursados; e Avaliação Acadêmica que considerará compatibilidade curricular entre os cursos. 

Transferência Externa

 O Processo Seletivo de Transferência Externa destina-se a estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2018, em Cursos de Graduação de outras instituições de Ensino Superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham interesse em transferência para Cursos de Graduação do IFFluminense. É necessário que o pedido seja a partir do 2.º período e que haja compatibilidade curricular.

 Há 398 vagas para diversos cursos dos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. As inscrições serão realizadas no campus ofertante da vaga pretendida, no período de 12 a 16 de março de 2018, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 65,00, conforme orientações do Edital N.º 41/2018, disponível em www.selecoes.iff.edu.br.

 Para se inscrever no Processo Seletivo, o candidato deverá apresentar, no ato da solicitação de inscrição, os seguintes documentos: a) Requerimento de Inscrição, constante do ANEXO II do Edital; b) Documento de identidade (original e cópia); c) Comprovação de estar regularmente matriculado na Instituição de Ensino Superior de origem; d) Histórico Escolar do Curso Superior, original e atualizado, contendo dados sobre o vestibular (data e notas), carga horária de cada componente curricular cursado, notas ou menções obtidas, períodos de trancamento de matrícula; e) Conteúdo Programático dos componentes curriculares cursados (original e devidamente assinado e carimbado pela Instituição de Origem); f) Comprovação de Experiência Profissional na área pretendida, se possuir. g) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

 A seleção será baseada em Análise da integridade dos documentos apresentados e Avaliação Acadêmica que considerará a compatibilidade curricular entre os cursos. 

Ingresso de Portadores de Diploma

 O Processo Seletivo de Ingresso de Candidatos Portadores de Diploma de Cursos de Graduação está aberto aos candidatos que possuem graduação, cursada em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

 São ofertadas 73 vagas para cursos de graduação dos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. As inscrições serão realizadas no campus ofertante da vaga pretendida, no período de 12 a 16 de março de 2018, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$65,00, conforme orientações do Edital N.º 42/2018, retificado pelo Edital N.º 55/2018, disponível em www.selecoes.iff.edu.br.

 O candidato deverá apresentar, no ato da solicitação de inscrição, os seguintes documentos: a) Diploma registrado ou Certidão de Conclusão de Cursos de Graduação acompanhada de protocolo de pedido de diploma (original e cópia – frente e verso); b) Histórico escolar oficial completo e assinado, contendo dados sobre o vestibular (original e cópia); c) Curriculum Vitae atualizado e com comprovação de atividades realizadas nos últimos cinco anos; d) Requerimento de Inscrição, constante do ANEXO II do edital; e) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

 O Processo Seletivo será baseado em Análise dos documentos apresentados; Avaliação Acadêmica que considerará a compatibilidade curricular entre os cursos; Prova de Aptidão Específica, de caráter eliminatório, para os candidatos às vagas dos cursos de Design Gráfico e Música, a ser realizada no dia 21 de março. 

Reingresso para estudantes em situação de “evasão”

 O Processo Seletivo para Reingresso de estudantes em situação de “evasão” é destinado àqueles que deixaram de frequentar seu curso e que se identificam com alguma das seguintes situações previstas na Regulamentação Didático-Pedagógica do Instituto: a) não renovação da matrícula em um determinado período letivo; b) não reabertura de matrícula no prazo pré-fixado no Calendário Acadêmico do campus; c) frequência inferior a 10% (dez por cento) no período letivo.

 As inscrições deverão ser realizadas no campus ofertante da vaga pretendida, no período de 12 a 16 de março de 2018, mediante apresentação dos seguintes documentos: a) Requerimento de Inscrição, constante no ANEXO II do edital; b) Documento Oficial de Identificação com foto (original e cópia). O deferimento do pedido de Reingresso estará condicionado à Avaliação Acadêmica, com base nos critérios estabelecidos no Edital.

 Para o reingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio, há oferta de 513 vagas em diversos cursos para os campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã. Todas as informações podem ser acessadas no Edital N.º 43/2018, disponível em www.selecoes.iff.edu.br.

 Já para o reingresso nos Cursos de Graduação, são ofertadas 179 vagas em dezenas de cursos para os campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. Todas as informações podem ser acessadas no Edital N.º 44/2018, disponível em www.selecoes.iff.edu.br.


(Notícia atualizada em 22/03/18 para inclusão de retificação do Edital N.º 42/2018)