Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > IFF institui Comitê de Crise para atuar durante período de pandemia

Notícias

IFF institui Comitê de Crise para atuar durante período de pandemia

Coronavírus

O objetivo é gerenciar ações para solucionar os impactos causados na comunidade acadêmica pela pandemia do novo Coronavírus e seus efeitos.
por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 26/03/2020 10h00, última modificação 27/03/2020 09h57

 A pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus) tem provocado profundas mudanças no dia-a-dia da população no Brasil e em diversos outros países, especialmente na vida de trabalhadores e estudantes que tiveram as atividades presenciais suspensas. Por isso, para avaliar os efeitos e sugerir medidas a serem adotadas nas próximas semanas quanto às alterações nas rotinas e ações acadêmicas no âmbito do Instituto Federal Fluminense (IFF), foi criado o Comitê de Crise, por meio da Portaria nº 168, de 17 de março de 2020, que considera a Portaria MEC nº 329, de 11 de março, e a reunião do Colégio de Dirigentes do IFF, realizada em 16 de março.

 O objetivo do Comitê de Crise do IFFluminense é gerenciar ações para mitigar os efeitos causados na comunidade acadêmica pela pandemia do novo Coronavírus e seus desdobramentos. Caberá ao Comitê tomar as seguintes providências: estabelecer parcerias e esforços de conhecimentos científicos sobre a Covid-19; analisar históricos da situação e de fatos semelhantes com práticas de sucesso para criar um banco de dados para auxiliar as tomadas de decisões; conceber um plano de ações com atores definidos e propostas de medidas para atenuar ameaças e restabelecer a normalidade de rotinas do Instituto; observar as execuções do plano de ações, avaliar seu cumprimento e o resultado das condutas empreendidas, bem como refazê-las se necessário.

 O Comitê é formado por representantes de todos os campi do IFF e da Reitoria, incluindo profissionais de saúde do Instituto. O reitor Jefferson Manhães de Azevedo explica que a missão principal da equipe é verificar se as atitudes e as deliberações institucionais estão adequadas para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. "O grupo nos assessora para que possamos tomar as decisões mais corretas e realizar os procedimentos administrativos e operacionais mais acertados para dar tranquilidade à nossa comunidade".

 Jefferson ressalta que o Comitê também tem o objetivo de aproximar ainda mais o IFF da sociedade e dos diversos agentes sociais para o enfrentamento à pandemia, pensando sugestões de ações como, por exemplo, a produção de álcool 70% e de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da área de saúde. "Assim, o Comitê de Crise verifica os procedimentos internos, mas também nos auxilia a pensar como podemos ajudar a comunidade nesse enfrentamento”.

 A primeira reunião – por webconferência – do grupo, composto por 18 servidores, foi realizada no dia 23 de março. “Esse encontro foi para avaliar a situação nos campi. Agora estamos traçando estratégias de atuação. Desde que o comitê foi instituído, estamos em constante comunicação por telefone e via whatsapp”, comenta a pró-reitora de Gestão de Pessoas do IFF e presidente do Comitê de Crise, Aline Naked Chalita Falquer.