Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > IFF recebe Workshop de Internacionalização de Currículos

Notícias

IFF recebe Workshop de Internacionalização de Currículos

Currículo

O evento contou com a participação de professores de idiomas e pedagogos.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/10/2018 11h55, última modificação 03/10/2018 14h46
Exibir carrossel de imagens Campos foi uma das cidades com instituições da rede federal a receber a ação

Campos foi uma das cidades com instituições da rede federal a receber a ação

 A Pró-reitoria de Ensino (Proen), em parceria com a Escola de Formação do Instituto Federal Fluminense, promoveu, no último dia 1 de outubro, um evento sobre internacionalização de currículos. O encontro contou com a participação de professores de idiomas, pedagogos e profissionais de outras áreas do IFF e de outras instituições.

 O workshop, intitulado "Content and Language Integrated Learning [CLIL]", foi ministrado pela professora Verônica Rangel Barreto, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e por Lukas Murphy, professor participante do programa English Language Fellow pela Embaixada Americana no Brasil, parceira do projeto.

 Verônica explica que o workshop "se baseia numa abordagem pedagógica, o CLIL, que consiste em trabalhar conteúdo e língua juntos”, ou seja, propõe o ensino de uma segunda língua e o ensino de conteúdos escolares de forma integrada. Para tanto, se faz necessária a colaboração entre professores de idiomas e professores de conteúdos.

 Para Fernanda Luz, professora de língua espanhola do IFF, que participou da capacitação, "o evento foi muito produtivo, porque trouxe uma proposta de ensino mais dinâmica, colaborativa e centrada no aluno”.

 O projeto, desenvolvido no Ifes, já foi compartilhado com a Secretaria Estadual do Espírito Santo e com secretarias municipais. Assim como o IFF, outras instituições da Rede Federal receberão o workshop. A responsável pelo projeto, a professora Verônica, ressalta que o intuito é “que essa ação se torne uma política institucional de internacionalização de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.