Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > IFFluminense marcará presença na 4.ª Conferência Estadual de Cultura do RJ

Notícias

IFFluminense marcará presença na 4.ª Conferência Estadual de Cultura do RJ

Cultura

Evento é importante para avançar nas discussões e ações voltadas ao desenvolvimento da cultura. Interessados podem enviar contribuições até 05 de junho, por e-mail.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/05/2018 17h40, última modificação 15/05/2018 14h57
Conferência será realizada em junho, no Rio de Janeiro.

Conferência será realizada em junho, no Rio de Janeiro.

 A 4.ª Conferência Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro será realizada nos dias 08 e 09 de junho de 2018, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, com o objetivo de reunir sociedade civil e poder público para que debatam e proponham políticas, programas e ações a serem aplicadas e desenvolvidas. Entre os delegados representando o Norte Fluminense está o coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do IFF, Jonas Defante Terra, enquanto sociedade civil do município de Campos-RJ, ao lado de outros quatro membros: três de São João da Barra e um de São Francisco de Itabapoana; e três representantes do poder público: dois de São João da Barra e um de Campos. A votação para a escolha dos delegados aconteceu na etapa regional, em São João da Barra, no dia 16 de abril.

 Jonas, que já integrou o Conselho Municipal de Cultura, destaca que a Conferência faz parte da mobilização política da área e que, antes do evento, os delegados deverão se encontrar para pensar em conjunto as propostas da região a serem apresentadas e que deverão ir ao encontro do que está posto no Plano Estadual de Cultura.

 “É importante chamarmos a atenção para as demandas do interior, focando nas ações e metas do Plano Estadual de forma a estabelecer propostas efetivas durante o evento, como, por exemplo, criação e oferta de cursos na área”, diz. “Além de reforçar e valorizar a cultura do interior, principalmente, já que ficamos muito aquém dos investimentos estaduais”, complementa.

 Para auxiliar no trabalho de levantamento de demandas que de fato estejam de acordo com os anseios da região, Jonas vai receber sugestões de metas e ações para o Plano Estadual de Cultura até o dia 05 de junho pelo e-mail cultura.reitoria@iff.edu.br.

 “O evento é uma oportunidade de construir ações nas três esferas: municipal, estadual e também federal, já que o IFF estará inserido nesse contexto, levando diretrizes e propostas construídas com gestores culturais dos nossos campi que representam a comunidade de vários municípios da região”, destaca Jonas, lembrando que o Instituto aprovou seu Plano de Cultura em março deste ano e que o documento está em consonância com os Planos Estadual e Nacional.

 A expectativa para a Conferência, segundo Jonas, é que sejam definidas metas e ações efetivas e que possam ser concretizadas. “Será um lugar de encontro para estabelecer novos diálogos para a promoção da cultura e ampliar contatos e parcerias”, finaliza.